Papa Francisco visita o Japão com mensagem anti-nuclear

Papa Francisco visita o Japão com mensagem anti-nuclear

O papa Francisco chegou ao Japão no Sábado, a segunda etapa de uma viagem asiática de uma semana, cujo objectivo principal é levar uma mensagem anti-nuclear a Nagasaki e Hiroshima, as únicas cidades do mundo a sofrer bombardeamentos atómicos. Francisco, 82 anos, um determinado activista anti-nuclear que no passado pediu a proibição total de armas nucleares, lerá uma mensagem sobre o tema em Nagasaki, no Domingo, para os sobreviventes. “

Desejo conhecer aqueles que ainda sofrem as feridas desse trágico episódio da história da humanidade”, disse o papa aos bispos japoneses logo após a sua chegada. Mais de 100.000 pessoas foram mortas instantaneamente pelas duas bombas lançadas pelos Estados Unidos ao tentar terminar a Segunda Guerra Mundial em Agosto de 1945 e dezenas de milhares de outras morreram nos últimos anos devido a doenças e ferimentos causados pela radiação.

O papa também encontrará sobreviventes do colapso nuclear de 11 de Março de 2011 em Fukushima, o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986. O avião do papa aterrou em Tóquio em condições de muito vento. Francis voou da Tailândia para iniciar uma visita de quatro dias, que será a primeira de um pontífice desde há 38 anos e a segunda na história.A sua viagem aqui é repleta de lembranças da sua juventude, porque como seminarista na sua terra natal, Argentina, há mais de 50 anos, ele sonhava em ser enviado ao Japão como missionário. Mas os seus superiores tinham outros planos para ele depois de ele ter sido ordenado sacerdote em 1968. Depois de uma recepção discreta no aeroporto – as boas-vindas oficiais serão na Segunda-feira – ele foi imediatamente à embaixada do Vaticano para se dirigir aos bispos.

MENSAGENS PARA A CHINA, HONG KON 

A caminho do Japão, o avião papal sobrevoou o espaço aéreo da China, Hong Kong e Taiwan e ele enviou mensagens aos respectivos líderes como parte do protocolo diplomático habitual. A mensagem para Carrie Lam, o executivo-chefe em apuros de informações de Wang, conforme noticiadas pela mídia australiana, eram um lembrete de que a China se envolveria nas eleições presidenciais da ilha autónoma no próximo ano.

“Apelamos solenemente ao público de Taiwan para enfrentar o facto de que, seja o exército chinês da Internet ou o governo chinês, está a usar o sistema democrático de Taiwan para distorcer a nossa democracia”, disse a porta-voz Lee Yen-jong. A China considera Taiwan uma província rebelde e nunca descartou o uso da força para devolvê-la ao rebanho. O The Age disse que Wang havia revelado como Pequim controlava secretamente as empresas listadas para financiar operações de inteligência, incluindo vigilância e perfil de dissidentes e cooptação de organizações de mídia.

Ele também forneceu ao governo australiano detalhes do sequestro de um livreiro de Hong Kong levado ao continente e interrogado sob suspeita de venda de materiais dissidentes, acrescentou o jornal. Hong Kong, invocava “bemestar e paz”. Francisco não fez menção aos meses das manifestações pró-democracia na região administrativa especial governada pela China. A mensagem ao presidente chinês Xi Jinping foi semelhante. Foi a primeira vez que Francisco sobrevoou o espaço aéreo chinês desde o acordo de referência do ano passado entre Pequim e o Vaticano sobre a nomeação de bispos.

Também enviou uma mensagem a Taiwan, que mantém relações diplomáticas com o Vaticano, mas que Pequim considera uma província renegada. Outro objectivo da sua visita ao Japão é incentivar a comunidade católica no Japão, onde apenas 1% da população se identifica como cristã, cerca de metade deles são católicos. Fará ainda duas missas, uma em Nagasaki e outra em Tóquio, além de conhecer autoridades japonesas e o imperador Naruhito.