Pérolas africanas serão homenageadas esta noite em Luanda

Por:Mário Silva

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol será hoje homenageada numa unidade hoteleira de Luanda, com um jantar de despedida visando o Campeonato do Mundo, no Japão, a realizar-se a 30 deste mês. Segundo fonte a que este jornal teve acesso, a homenagem é numa iniciativa da patrocinadora Unitel. Deste modo, o combinado angolano, às ordens de Morten Soubak, deixa o solo angolano na próxima Quarta-feira rumo à “Terra do Sol Nascente”, palco do mundial.

Angola participa na prova pela 14ª vez e figura no grupo A, com a Holanda, Noruega (tri-campeã mundial), Eslovénia, Cuba e Sérvia, esta última adversária de estreia no dia 30. Para esta empreitada, o seleccionador nacional chamou as seguintes jogadoras: Teresa Almeida “Bá”, Helena de Sousa, Amália Pinto (guarda-redes), Janeth Santos, Vilma da Silva, Iracelma da Silva (pontas), Albertina Kassoma, Liliana Venâncio, Ruth João (pivôs), Wuta Dombaxi, Azenaide Carlos “Zica”, Juliana Machado, Magda Cazanga (laterais), Natália Bernardo, Isabel Guialo “Belinha” e Helena Paulo (centrais). No mundial passado, realizado na Alemanha, em 2017, Angola ocupou a 19ª posição.

Nelson Catito já pensa no Africano

O treinador da Selecção Nacional sénior masculino de andebol, Nelson Catito, pode divulgar a convocatória, tendo em vista o 24º Campeonato Africano das Nações, que se disputa de 15 a 26 de Janeiro, na Tunísia. A Selecção Nacional vai ao CAN da Tunísia com o objectivo de melhorar o 3º lugar. Os “Guerreiros”, designação da selecção, vão jogar a primeira fase da prova, inseridos no grupo B, conjuntamente, com as equipas da Nigéria, Gabão e Líbia. A Tunísia, detentora do troféu, vai jogar no grupo C, que integra os Camarões, Costa do Marfim e Cabo Verde. No grupo D, vão jogar o Marrocos, Argélia, Zâmbia e República do Congo. O Egipto, República Democrática do Congo, Guiné e Quénia jogam no grupo A.

error: Content is protected !!