Selecção Nacional parte amanhã para o palco do Campeonato do Mundo

Por:Mário Silva

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol parte amanhã para o Japão, palco do Campeonato do Mundo, a realizar-se de 30 deste mês a 15 de Dezembro. Depois da homenagem de que foi alvo, ontem, por parte da empresa de telefonia Unitel, o combinado angolano viaja moralizada e confiante numa boa campanha. Na terra do “Sol Nascente”, o sete nacional chega com o objectivo de melhorar o 19º lugar ocupado na edição anterior. Por este facto, o treinador Morten Soubak mostrou-se crente numa possível vitória na estreia frente à Sérvia, Sábado, às 7:00 (horário de Angola).

Morten Soubak disse que os trabalhos de preparação decorreram sem sobressaltos em Luanda, onde procuramos ensaiar os aspectos técnicos e tácticos de modo a conseguirmos uma prestação positiva no Mundial. O também técnico do 1º de Agosto revelou que as jogadoras estão cientes das dificuldades que vão encontrar na prova, porque as adversárias têm joga doras de enorme qualidade. Por isso, Morten Soubak assegurou que a equipa trabalhou com base nas características das selecções que vão defrontar na fase de grupos.

Quanto ao grupo que leva para o Japão, Morten Soubak disse que foi difícil escolher as 16 convocadas, porque todas treinaram com o objectivo de estarem no Campeonato do Mundo. Ainda assim, o timoneiro explicou que partem para o certame aquelas que no momento garantem mais confiança para aquilo que é a meta traçada pela direcção da Federação Angolana de Andebol (FAAND).

Angola participa na prova pela 14ª vez e figura no grupo A, com a Holanda, Noruega (tricampeã mundial), Eslovénia e Cuba. Teresa Almeida “Bá”, Helena de Sousa, Amália Pinto (guarda- redes), Janeth Santos, Vilma da Silva, Iracelma da Silva (pontas), Albertina Kassoma, Liliana Venâncio, Ruth João (pivôs), Wuta Dombaxi, Azenaide Carlos “Zica”, Juliana Machado, Magda Cazanga (laterais), Natália Bernardo, Isabel Guialo “Belinha” e Helena Paulo (centrais) são as convocadas de Morten Soubak.