Sessenta e cinco municípios de Angola com pobreza multidimensional

Sessenta e cinco municípios de Angola com pobreza multidimensional

Ondjiva – Sessenta e cinco dos 164 municípios que compõem as 18 províncias de Angola, apresentam uma incidência de pobreza multidimensional na ordem dos 90 por cento, segundo dados de um estudo apresentado terça-feira, em Ondjiva, no Cunene

Fonte:Angop 

Durante o acto de apresentação do relatório, a representante do Instituto Nacional de Estatística (INE), Eliana Quintas, disse que o estudo identificou 65 municípios do país, mais pobre no domínio dos serviços de saúde, saneamento básico, registo civil, acesso à educação e água potável. Segundo afirmou, o estudo mostra que o agravamento da pobreza em Angola tem a ver ainda com a elevada taxa de desemprego nos jovens e adultos, bem como a dependência e a qualidade habitacional.

Na sua óptica, o relatório que inclui quatro dimensões chave da pobreza na perspectiva multidimensional com 11 indicadores, baseados em resultados definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) realizado em 2014, indica que nove em cada 10 pessoas nestes municípios são pobres. O representante do Programa das Nações Unido para o Desenvolvimento (PNUD), Lourenço Massidi, disse que a criação de um Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) nacional, com indicadores específicos para Angola, pode ser um complemento ao IPM global já existente, que permitirá a comparabilidade entre os países.

A vice-governadora para o sector político, social e económico, Soraya Mateus Kalongela, afirmou que o relatório permitirá ao governo direccionar as suas políticas para melhoria da vida e bem-estar da população. O estudo teve inicio a 19 de Março de 2019, numa parceria entre o PNUD, INE e a Oxford Poverty and Human Development Initiative (OPHI) da Universidade de Oxford.

Teve como objectivo identificar o nível de pobreza por cada município e agrupa-los dentro de classificações tecnicamente robustas e úteis para facilitar o Executivo na distribuição do Orçamento Geral do Estado (OGE), para a promoção do desenvolvimento do País. Segundo resultados do Índice de Pobreza Multidimensional global, um de cada dois angolanos vivem na pobreza multidimensional, com uma taxa de pobreza de 88,2% nas áreas rurais e 29,9% nas áreas urbanas.