Carta do leitor: Internet e segurança

Prezado director do jornal OPAÍS, Começo por felicitar a vossa equipa pelo excelente trabalho que têm feito para a informação do nosso país. Sei que não é fácil, mas também noto que mesmo nos dias em que apenas temos o jornal digital já muita gente o procura. Vocês conseguem ter sucesso nos dois campos. São o único jornal a fazer isso. Estão de parabéns. Aquilo que me leva a escrever para vocês é mesmo sobre o uso do espaço digital, minha área de interesse por razões profissionais.

Estes dias, as pessoas estão muito vulneráveis, as informações surgem de todo o lado e sem um rosto, sem formas de autenticação. Por exemplo, com a nova onda de crimes, também começam a surgir outros, cibernéticos, pois muita gente busca imagens referentes a acontecimentos passados, alguns até de fora de Angola, para espalhar pelas redes sociais, aumentando ainda mais o sentimento de insegurança nas populações.

Eu acho que o Estado, por via do ministério competente, deve também, com o apoio de técnicos especializados, nacionais, difundir mensagens para a educação das pessoas, porque há formas de verificar a origem de uma mensagem, principalmente de imagens.

Porque os bandidos podem usar as redes sociais para encaminhar as suas potenciais vítimas para um determinado caminho ou espaço em que estejam mais vulneráveis. Por exemplo, se mostrarem que a rua X está fechada por qualquer motivo, então, podem montar emboscadas na rua alternativa. Também podem mostrar que uma área está sob “fogo” só para ficarem mais à vontade nas suas acções.

O pior, porém, é o assassinato moral de que muita gente é vítima na Internt e redes sociais, segurançaou por calúnias, ou por notícias falsas. Por isso eu louvo o vosso trabalho de todos os dias, sempre que ouço alguma coisa que me pareça boato, vou confirmar se há alguma coisa no vosso jornal online, sei que aí a informação é tratada por profissionais competentes.

Os jornais sérios devem apostar mais na Internet, para dar segurança ao público. Alberto Sacramento Luanda

error: Content is protected !!