Primeiro-ministro britânico Johnson está perto de obter maioria parlamentar nas eleições, diz YouGov

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está a caminho de ganhar uma maioria de 68 assentos no Parlamento nas eleições de 12 de Dezembro, de acordo com um modelo de pesquisa YouGov que previu com precisão as eleições de 2017

Johnson prometeu finalizar o Brexit até 31 de Janeiro se vencer a eleição após quase quatro anos de crise política que chocou aliados britânicos para o que antes era considerado um dos pilares da estabilidade económica e política ocidental.

O Partido Conservador de Johnson pode conquistar 359 dos 650 assentos, contra 317 nas eleições gerais de 2017, o melhor resultado para o partido desde a vitória de Margaret Thatcher, em 1987, de acordo com o modelo YouGov, chamado de MRP na sigla em inglês.

“A nossa primeira projecção de modelo de MRP para a eleição de 2019 sugere que, desta vez, os conservadores devem ter maioria”, disse Anthony Wells, director de pesquisa política e social da TrumpYouGov. “A mudança para o Partido Conservador é maior nas áreas que votaram para sair (da União Europeia) em 2016.”

O Partido Trabalhista está a caminho de conseguir apenas 211 cadeiras, em comparação com as 262 anterio res, segundo o modelo. A projecção aponta para 43 vagas para o Partido Nacional Escocês (SNP) e 13 para os Liberais Democratas.DR

error: Content is protected !!