Manifestantes de Hong Kong pedem comícios no fim-de-semana e Polícia deixa o campo de batalha do campus

Manifestantes de Hong Kong pedem comícios no fim-de-semana e Polícia deixa o campo de batalha do campus

Manifestantes pródemocracia em Hong Kong deram apoio a mais comícios no fimde-semana, quando a Polícia se retirou, na Sexta-feira, de um campus universitário que havia testemunhado alguns dos piores confrontos com forças de segurança durante quase seis meses de agitação. Parcialmente entorpecido pelas cenas violentas da Universidade Politécnica, desde meados de Novembro, o centro financeiro asiático desfruta de uma semana de relativa calma desde que as eleições locais no Domingo deram uma vitória esmagadora aos candidatos pró-democracia.

Activistas na cidade governada pela China usaram as mídias sociais para anunciar uma série de protestos com o objectivo de manter a dinâmica do movimento, que ganhou o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump. Pequim, que tenta acabar com uma guerra comercial prejudicial com os Estados Unidos, alertou Washington sobre “medidas firmes” depois que Trump assinou uma lei do Congresso que apoiou os manifestantes , na Quarta-feira.

Os protestos anti-governamentais abalaram a ex-colónia britânica desde Junho, às vezes forçando empresas, governo, escolas e até o aeroporto internacional a fechar. Os manifestantes estão zangados com o que consideram a intromissão chinesa nas liberdades prometidas quando a Grã-Bretanha retornou Hong Kong ao domínio chinês em 1997.

A China nega interferências e diz estar comprometida com a fórmula “um país, dois sistemas” implementada na época e culpou as forças estrangeiras por fomentar a agitação. Mais tarde, na Sexta-feira, às 19:00 (11:00 GMT), os manifestantes planeavam reunir-se no consulado britânico para instar o governo inglês a proteger os cidadãos baseados no território chinês. A manifestação ocorre depois que um ex-funcionário do consulado da Grã-Bretanha, em Hong Kong, disse que a polícia secreta chinesa o espancou, o privou do sono e o prendeu na tentativa de forçá-lo a fornecer informações sobre activistas que lideram os protestos.

Os pôsteres que anunciavam o evento de Sexta-feira tinham slogans, incluindo “Todos nós pode ríamos ser Simon”, referindo-se a Simon Cheng, um cidadão de Hong Kong que trabalhou para o governo britânico por quase dois anos. “A liberdade está em perigo. Defenda-o com todas as suas forças. Luta pela liberdade. Fique com Hong Kong ”, dizia outro. Outras manifestações planeadas para o fim de semana incluem uma manifestação de estudantes do ensino médio, uma marcha para protestar contra o gás lacrimogêneo pulverizado perto de crianças e uma “marcha de gratidão”, onde os manifestantes planeiam marchar para o consulado dos EUA.

Espera-se que uma manifestação planeada para o dia 8 de Dezembro pela Frente Civil dos Direitos Humanos, o grupo que organizou marchas de milhões de pessoas em Junho, forneça o melhor indicador de como o apoio ao movimento pró-democracia está a sustentar-se.

Na Quinta-feira, centenas de policiais entraram no campus em ruínas da Universidade Politécnica para colectar evidências e remover itens perigosos, incluindo milhares de bombas de gasolina, flechas e produtos químicos espalhados pelo local.

Chow Yat-ming, um agente policial sénior, disse que os investigadores terminaram o trabalho no local na Sexta-feira e todos os policias estavam a sai do campus, permitindo que as pessoas entrassem e saíssem livremente. Localizado na península de Kowloon, o campus foi transformado em campo de batalha em meados de Novembro, quando os manifestantes entraram em barricada e entraram em confronto com a polícia de choque e uma série de bombas artesanais, canhões de água e gás lacrimogêneo.

Cerca de 1.100 pessoas foram presas na semana passada, algumas enquanto tentavam escapar. A polícia disse que encontrou mais de 3.000 coquetéis molotov e centenas de garrafas de líquidos corrosivos no campus. Não ficou claro se algum manifestante permaneceu na universidade na Sexta-feira, mas a polícia não fez prisões desde que entrou no campus na Quinta-feira.