Celebrados 216 contratos de habitação na Centralidade Quilemba

Celebrados 216 contratos de habitação na Centralidade Quilemba

Pelo menos 854 residências disponibilizadas na primeira fase da centralidade da Quilemba, no Lubango (Huíla), correspondentes a um quarteirão, 216 já têm celebrados os contratos de arrendamento com a Imogestin e o departamento provincial do Instituto Nacional de Habitação e estão habitadas

Deste número, 73 contratos foram celebrados em apartamentos, 86 em moradias germinadas e 57 nas isoladas. Foram também feitos contratos em regime de renda resolúvel pela Imogestin SA, um total de 28 residências, nomeadamente três apartamentos e igual número de geminadas e 28 moradias isoladas com receitas estimadas em três milhões , 459 mil e 850 kwanzas. O facto foi revelado hoje,(Sábado) à Angop, no Lubango, pelo chefe de departamento provincial do Instituto Nacional de Habitação, Muhatili Pinto Durão, afirmando que o processo iniciado em Julho último decorre sem sobressaltos e prevê até 2020 inserir mais famílias, até que as oito mil casas tenham condições de serem habitadas.

Segundo o responsável as 854 residências já possuem energia eléctrica e água canalizada e estão prontas para serem habitadas e as restantes guardam manutenção para que possam receber mais famílias e acredita que até finais de 2020 todas estarão preenchidas. Nesta fase abrange 50 residências para a classe de jornalistas dos diferentes órgãos públicos e privados, tais como os da Angop- EP, Edições Novembro, TPA, Rádio Huíla, assim como os da Palanca TV e do grupo Média Nova onde inclui a TVZimbo, Rádio e o jornal o País. A centralidade da Quilemba conta com edifícios na vertical e horizontal, começou a ser construída em 2012 e terminou dois anos depois, mas só esse ano começou a receber os primeiros inquilinos, pois a maior parte das casas não tinham água, nem luz, apenas um quarteirão ficou pronto para ser habitado.