Angola assinala 43 anos como membro da OnU

Angola assinala 43 anos como membro da OnU

A República de Angola assinalaou ontem o 43º aniversário da sua admissão como membro de pleno direito da Organização das Nações Unidas (ONU). Há 43 anos, a então República Popular de Angola (RPA) era admitida como membro de pleno direito ONU, colocando-se ao lado das grandes nações. A admissão de Angola na ONU foi recomendada à Assembleia Geral pelo Conselho de Segurança, através da resolução 397/76, com votos favoráveis da maioria dos Membros Permanentes do Conselho de Segurança. Desde então, o país, independente desde 11 de Novembro de 1975, passou a estar presente na discussão dos grandes temas mundiais.

A propósito, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) destacou a importância da data, sublinhando que a visão diplomática de Angola e a sua abertura para o mundo permitiram promover a igualdade entre os Estados e o respeito pela soberania de cada país. Em nota de imprensa, o MIREX aponta como vantagens dessa admissão a busca pela cooperação mutuamente vantajosa, a defesa e promoção dos Direitos Humanos, bem como o diálogo na resolução de conflitos.

Exemplifica a Cimeira Quadripartida de Luanda, realizada em Agosto último, iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, que culminou com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ruanda e o Uganda, pondo fi m à tensão na região. Destaca que o país continuará a observar e respeitar os princípios estabelecidos na Carta da ONU e contribuir na concretização dos 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Na primeira vez (2003-2004), o país presidiu em regime rotativo o órgão (Novembro de 2003), tendo na segunda (2015-2016) a presidência tido lugar no mês de Março de 2016. Como reconhecimento do sucesso do seu processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (D.D.R.), bem como o da consolidação da paz e reconciliação nacional, em 2006, Angola mereceu a confi ança dos Estados Membros da ONU e presidiu a primeira Comissão de Consolidação da Paz (PBC) da organização.