Angola preside Conselho de Segurança da UA

Angola preside Conselho de Segurança da UA

Angola assumiu ontem, Domingo, a presidência rotativa do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA). O mandato expira em Marco de 2020

Fonte: Angop

O mandato do país, eleito em Janeiro último, será inaugurado com a realização em Luanda, de 4 a 6 deste mês, de uma Reunião Ministerial desse órgão de defesa. A decorrer sob o lema “Reconciliação Nacional, Restauração da Paz, Segurança e Reconstrução da Coesão em África”, a reunião enquadra- se na estratégia de consolidação da paz e promoção do desenvolvimento sustentável. Estarão na sessão de abertura do encontro 80 entidades, entre as quais 15 ministros das Relações Exteriores dos Estados Membros do Conselho de Paz e Segurança da UA.

Para transmitirem as experiências dos seus países, relacionadas com o tema da reunião, foram convidados os chefes das diplomacias do Mali, Níger, RCA, RDC, além da Argélia e do Rwanda (membros do CPS). Em agenda está também prevista a intervenção do Comissário para a Paz e Segurança da Comissão da União Africana, Smail Chergui.

Por altura da apresentação do programa da presidência do país, na sede da UA, o Representante Permanente de Angola junto da União Africana, Francisco da Cruz, enfatizou que o certame servirá para explorar formas e meios de aumentar a dinâmica dos esforços continentais em curso, tendentes a silenciar as armas. A reunião visa igualmente criar condições para a transformação e o desenvolvimento sócio-económico, de acordo com a carta e espírito da Zona de Comercio Livre Continental Africana e da Agenda 2063, entre outras metas.
Agenda da Presidência
Na sequência da agenda, já em Addis-Abeba, proceder-se-á à análise do Projecto de Relatório sobre as Actividades do CPS e o Estado da Paz e Segurança em África, bem como do Projecto do Relatório sobre a Implementação do Roteiro Principal referente ao silenciar das Armas em África ate 2020. Do programa mensal constam informações sobre a situação na Somália e Actividades da Amisom (Missão da União Africana na Somália), sobre as Eleições em África ao longo do ano de 2019 e outro sobre a Prevenção de Confl itos, Aviso Prévio e Mediação em África.

O Cairo (Egipto) vai ser palco, entre 15 e 19 de Dezembro de 2019, da 12ª Sessão Ordinária do Comité Técnico Especializado sobre Defesa e Segurança e da 15ª Reunião dos Chefes dos Estados Maiores Africanos da Defesa e Chefes de Segurança e Protecção. Será preparado um Seminário de Alto Nível sobre a Paz e Segurança em África entre o CPS e o A3, este composto por Estados africanos membros não-permanentes do Conselho de Paz das Nações Unidas (África do Sul, Guiné Equatorial e Côte d’Ivoire), a ter lugar em Janeiro de 2020, já além da presidência de Angola