Oncologia atende 300 pacientes por dia

Oncologia atende 300 pacientes por dia

Trezentos pacientes, com diversos tipos de cancro, são atendidos, diariamente, pelo Instituto Nacional de Combate ao Cancro, em Luanda, informou ontem, Terça-feira, a especialista em Radioterapia da unidade hospitalar, Isabel Nvunda. Em declarações à Angop, à propósito do funcionamento da unidade, disse que de Janeiro a Agosto foram atendidos mais de 900 casos de cancro. Trata-se, segundo a especialista, de novos casos e de outros em tratamento e seguimento pós-tratamento.

Da listagem, constam casos de cancro da mama, uterino, de pele não melanoma, sarcoma de capose, fígado, esófago, estômago, traqueia, brônquios, pulmão, cabeça e pescoço, partes moles, intestino,
ovários leucemias, olhos, bexiga, laringe, pâncreas, vulva, glândulas salivas, gengivas, cavidades nasais, vagina, lábios, faringe. O cancro está a ser uma das patologias primárias em Angola, em particular, e no mundo, em geral, para além das doenças crónicas não transmissíveis, nomeadamente as diabetes, a malária e a hipertensão, ocupando, assim, um dos primeiros lugares.

Entre 2004/2005, eram atendidos pelo menos 10 pacientes por dia, mas, actualmente, são atendidos mais de 300. Para o atendimento, o Instituto tem máquinas de ponta que possibilitam o diagnóstico seguro do paciente, contribuindo para a redução do envio de doentes para o exterior. A unidade recebe e trata todo o tipo de cancro, sendo que o da mama é o que mais pacientes leva à unidade sanitária.