Polícia lança projecto de esquadra para melhorar interacção com o cidadão

Polícia lança projecto de esquadra para melhorar interacção com o cidadão

A esquadra modelo do projecto “A Nossa Esquadra” foi inaugurada em Viana, no Km 12, distrito da Estalagem. A diferença que traz em relação às demais esquadras é o facto de reunir as três valências fundamentais da Polícia, segundo Paulo de Almeida, que são: a prevenção, a investigação e a reacção, uma nova filosofia de organização e funcionamento das esquadras. A dinâmica que se verifica no novo contexto social levanta várias inquietações sobre a qualidade dos serviços prestados pela PN à população, associados às condições laborais, formação e qualificação dos efectivos.

Dentre várias questões, a fraca humanização no atendimento ao público e o consequente afastamento dos cidadãos dos serviços policiais fez nascer o projecto “A Nossa Esquadra”, que vem optimizar a tradicional actividade policial e todos os serviços prestados pelas Unidades de base. A Polícia pretende resgatar, com este projecto, a confiança dos cidadãos sobre os serviços prestados e, sobretudo, garantir a redução dos aspectos que se acha burocráticos. As comunidades poderão estar inseridas no quadro e no sistema de vigilância, de modo a ter uma maior interacção entre Polícia e cidadão e maior capacidade de cobertura. “Nós criamos esse projecto para suprir algumas dificuldades, assim como colmatar os problemas de atendimento e reacção das forças”, reforçou o comandante-geral.

Numa primeira fase, segundo informações da Polícia, o projecto, concebido em 2018 por uma comissão e aprovado pelo Comandante Geral da PNA, Paulo de Almeida, será implementado na 1ª Esquadra do Comando Municipal de Luanda, na Ilha de Luanda; na 51ª e 52ª esquadras do Comando Municipal de Belas e na 44ª Esquadra do Comando Municipal de Viana, tendo estas beneficiado de requalificações, de acordo com os parâmetros do projecto. Nestas esquadras, o policiamento efectuado pelas forças estará associado à prevenção, repressão, segurança rodoviária e investigação criminal, com base na legalidade, transparência e eficiência, visando reforçar a autoridade da corporação e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Nelas, os cidadãos vão encontrar os efectivos dotados de técnicas de atendimento ao público, tramitação de expedientes policiais e matérias sobre relações humanas para satisfazer todas as preocupações sobre a sua segurança. Paulo de Almeida visitou as instalações da Esquadra modelo, onde recebeu explicações do funcionamento da mesma, tendo recebido informações sobre a entrada em funcionamento dos serviços do Sistema Integrado de Segurança Pública.