Angola antecipa pagamento de dívida ao Governo brasileiro

Angola antecipa pagamento de dívida ao Governo brasileiro

O Governo angolano antecipou o pagamento de 533 milhões de euros de dívida ao Governo brasileiro. O dinheiro dizia respeito a contratos de financiamento com duas entidades do Brasil

Angola concretiz ou na passada Terça-feira o pagamento integral da sua dívida de 589 milhões de dólares que ainda possuía com o Governo brasileiro, anunciou esta Sexta-feira o Ministério da Economia do país sul-americano. O pagamento antecipou a quitação de todos os contratos de financiamento vigentes com o Tesouro Nacional do Brasil e com o Banco Nacional do Desenvolvimento Económico e Social BNDES), que chegaram a somar cinco mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros), e que poderiam ter sido pagos até 2024.O Ministério da Economia declarou que, entre 2005 e 2017, o Brasil e Angola firmaram seis memorandos de entendimento para ampliar as exportações brasileiras, através do uso de contragarantias em recursos de petróleo por parte do Governo angolano.

O BNDES financiou 84 operações em Angola que somaram 4,4 mil milhões de dólares (cerca de quatro mil milhões de euros), através da linha de crédito de Financia mento de Máquinas e Equipamentos (Finame).Esses financiamentos foram garantidos pelo Estado, através do Seguro de Crédito à Exportação, que dá cobertura em caso de riscos comerciais ou políticos. O Tesouro Nacional do Brasil direcionou ainda 628,5 milhões de dólares (568 mil milhões de euros) da linha Programa de Financiamento às Exportações — que tem o Banco do Brasil como agente financeiro —, para um total de 37 operações em Angola. O saldo devedor quitado na Terça-feira por Angola dizia respeito a 581 milhões de dólares (525 milhões de euros) das operações do BNDES, e 8,3 milhões de dólares (7,5 milhões de euros) das operações do Proex.