Eleitos novos secretários municipais de Luanda do MPLA

Eleitos novos secretários municipais de Luanda do MPLA

Os comités municipais do MPLA da província de Luanda elegeram ontem, Sábado, os seus novos primeiros secretários do partido, durante a realização das conferências de balanço e renovação de mandatos. O município de Luanda elegeu Maria Antónia Nelumba, ao cargo de primeira secretária do MPLA, bem como novos membros para o comité municipal, no âmbito da política de alargamento da estrutura do partido ao nível da circunscrição. No acto, testemunhado pelo secretário do Bureau Politico (BP) do MPLA para a Política Económica, Salomão Xirimbimbi, a primeira secretária disse que conta com o apoio de todos, para o reforço da organização interna do partido e o seu crescimento face aos desafios do futuro, como as eleições autárquicas, previstas para 2020 e as gerais, para 2022.

Apontou como prioridade do seu mandato o acompanhamento das acções do governo na municipalidade, visando a melhoria das condições sociais dos munícipes, no concernente ao saneamento básico, fornecimento de energia eléctrica e água potável, entre outras iniciativas. Maria Antónia Nelumba, que é também presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), desde Abril de 2018, substitui no cargo Mara Baptista Quiosa, nomeada governadora da província do Bengo, a 12 de Fevereiro de 2018, pelo Chefe de Estado, João Lourenço. O município do Cazenga, também, elegeu neste Sábado José Napuloceno de Andrade, para o cargo de primeiro secretário do MPLA, em substituição de Victor Nataniel Narciso que dirigiu o partido na municipalidade desde 2016. José Napuloceno de Andrade foi eleito na Conferência de balanço e alargamento das estruturas do partido, que aconteceu no Cine Cazenga, em que participaram 715 delegados dos quais 243 mulheres.

No encontro, que contou com a presença do membro do grupo de acompanhamento para o município do Cazenga, Virgílio de Fontes Pereira, os delegados tomaram conhecimento dos Relatórios das Comissões, aprovaram o Regulamento Interno, a constituição das equipas de trabalhos e a agenda. Foram igualmente apreciados, aprovados e discutidos o regulamento interno da III Conferência municipal de balanço, para a eleição dos novos 25 membros do comité municipal do partido, no âmbito do alargamento da sua estrutura.

Ao tomar a palavra, o primeiro secretário eleito disse que o município terá mais trabalho, coesão, disciplina e vitórias, com o redobrar da atenção dos militantes para os desafios do presente e do futuro. Defendeu que, apesar do Cazenga ser cobiçado por outras forças políticas, o MPLA vai manter-se firme visando os objectivos preconizados, “as grandes vitórias nas próximas eleições”. O processo de renovação de mandatos dos comités municipais do MPLA na província de Luanda está completo, com a realização das conferências nos municípios de Belas, Talatona e Cacuaco.