BAI recebe 30 processos para concessão de crédito

Apesar de não revelar o número dos processos já aprovados, o Banco Africano de Investimentos (BAI) no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) já registou a entrada de mais 30 projectos de concessão de empréstimos bancários, que se encontram em fase de avaliação para aprovação, adiantou o administrador Executivo do BAI, José Castilho

Por:Brenda Sambo

O gestor, que falou à imprensa à margem do primeiro workshop para potenciar os empresários sobre o crédito, ainda no âmbito da PAC, o BAI já apoiou algumas empresas, muitas das quais encontramse bem encaminhadas, e desde já avançou que o banco está disponível para fi nanciar e receber novos processos, desde que os requisitos sejam cumpridos. “Já apoiamos dentro da PAC algumas empresas, mas não posso adiantar quais são por uma questão de sigilo bancário, trata-se de projectos que estão bem encaminhados e alguns em fase de recepção de equipamentos. Posso avançar que estamos a apoiar bons projectos”, revelou No âmbito do Aviso nº 4 e 7 do BNA, a taxa de juro estabelecida não pode ser superior a 7,5%, sendo que o prazo de reembolso do crédito pode ir até aos 12 (doze) anos.

De acordo com o responsável, no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), o BAI defi niu a Luibor 1 M + Spread (1 a 3%) com prazo de reembolso de crédito que varia de 4 a 8 anos, dependendo do tipo do projecto. “Quando fizemos a análise dos projectos, verifi camos se o mesmo poderá ser pago na ordem de quatro ou oito anos”, adiantou José Castilho recordou que já tiveram situações de insucessos no reembolso do crédito no Programa Angola Investe, mas aprenderam com os erros do passado, por isso estão a ser mais exigentes com a PAC. “Nesta fase inicial, não há incumprimento, mas estamos preparados e mais exigentes na análise e recessão dos projectos para que, de facto, haja sucesso”, referiu. Neste momento, o banco está a organizar uma sessão de 10 workshops ao nível de várias províncias, para passar a mensagem aos empresários que o BAI está em condições de conceder créditos.

Requisitos

De acordo com o responsável, para candidatar-se ao crédito, inicialmente o BAI fornece formulários físicos de pré-candidatura, para que os empresários concorrentes possam preencher as informações exigidas. Após o preenchimento do formulário, o BAI vai inserir os dados disponibilizados num software, para, no fi nal, dar uma pontuação e depois averiguar se a empresa reúne condições ou não para avançar com o pedido de crédito. Depois de observados os requisitos, o banco estará em condições de avançar com o passo seguinte que é a recepção formal e análise dos processos físicos. Sem custos para a sua aquisição, com os formulários de pré-candidatura ao crédito, o BAI quer obter mais informação sobre as empresas que concorrem ao crédito.

O Programa de Apoio ao Crédito é uma iniciativa do Governo, aprovada em Decreto Presidencial n.º 159/19, de 17 de Maio, que vai facilitar o acesso ao crédito aos produtores que se queiram dedicar à produção de 54 produtos da cesta básica. O fi nanciamento é resultado dos memorandos de implementação do programa, rubricados entre o Ministério da Economia e Planeamento (MEP), o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), o Fundo de Garantia de Crédito e oito bancos comerciais de direito angolano, dos quais faz parte o BAI. Um total de 141 mil milhões de Kwanzas deverão ser disponibilizados até ao fi nal deste ano por oito bancos comerciais angolanos, para fi nanciar o PAC. Com base nesse memorando, o BAI prevê conceder até Kz 30 mil milhões, o maior valor de fi nanciamento do programa.

Sobre o BAI

O Banco Africano de Investimento (BAI) encontra-se presente em todo o território nacional com 155 pontos de atendimento, entre agências e centros de atendimento de empresas, contando com a colaboração de aproximadamente 2000 funcionários. O Banco está ainda presente em Portugal e Cabo- Verde, através de fi liais integralmente detidas por si, tendo ainda uma participação minoritária no Banco Internacional de São Tomé e Príncipe.

error: Content is protected !!