FAA enfrenta dificuldades na preparação para a São Silvestre

FAA enfrenta dificuldades na preparação para a São Silvestre

O presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Bernardo João, afirmou ontem a O PAÍS que o seu elenco está a enfrentar imensas dificuldades na preparação da 64ª edição da corrida de fim-de-ano, prova que sai às ruas de Luanda no dia 31 deste mês. Bernardo João fez saber que a prova de carácter internacional foi orçada em 66 milhões de Kwanzas, mas apenas 4 milhões foram depositados na conta da Federação.

O dirigente disse que aquele valor é insuficienete face às despesas que a competição exige. Bernardo João afirmou que o seu elenco está a envidar esforços para que a prova decorra sem sobressaltos. O dirigente referiu que a Federação entrou em contacto com o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), no sentido de aquele órgão disponibilizar outra quantia para a prova decorrer sem constrangimentos. Segundo o dirigente, a Federação Angolana aguarda pelas verbas do MINJUD até ao momento.

Bernardo João disse ainda que se o ministério não disponibilizar os 18 milhões que a Federação solicitou, o seu elenco terá dificuldades de garantir o alojamento e os bilhetes de passagem dos atletas estrangeiros. “Estamos a enfrentar muitas dificuldades para preparar a competição. Recebemos apenas 4 milhões. Estamos a aguardar a outra parte”, disse.

A prova, de 12 quilómetros, contará com a participação de mais de 3 mil atletas entre nacionais e estrangeiros. A corrida, que se realiza no dia 31 deste mês, conta com atletas federados, veteranos e populares. O tiro de largada será dado no Largo da Mutamba e termina no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.

São Silvestre saúda 54º aniverário de Viana Três mil concorrentes participam no dia 21 do corrente mês na primeira edição da corrida pedestre de atletismo, denominada “São Silvestre de Viana”. A prova enquadra-se nos festejos do 54º aniversário do município satélite da província de Luanda. Bernardo João fez saber que a competição visa massificar a prática do desporto no município de Viana.