Gravidez na adolescência preocupa responsável

Gravidez na adolescência preocupa responsável

O director administrativo do Hospital 11 de Novembro, da Quilenda, Adelino Kiluange, manifestou-se preocupado com as adolescentes grávidas que aparecem na instituição, umas com intenção de interromper a gestação, alegando não estar preparadas.

O responsável sublinhou que as adolescentes que aparecem no hospital já grávidas possuem idades entre os 14 e os 16 anos. Sem revelar os casos de género notifi cados, considera a gravidez na adolescência como uma verdadeira preocupação social e apontou a posição que o município ocupa como um das consequências, uma vez que está um pouco esquecido do poder central, mas, enfi m, com o esforço da Administração Municipal têm ultrapassado essa situação com palestras de saúde pública a nível de todas as comunas da Quilenda.

As gestantes adolescentes são aconselhadas a não cometer o crime, mas sim enfrentar a situação com responsabilidade, essencialmente durante a gestação e nos primeiros meses pós-parto. No que diz respeito aos casos, os mais preocupantes são as gravidezes precoces, o poli-traumatismo. Isto sem esquecer que, “o hospital precisa de um aparelho para raio x, de um aparelho para ecografi a, precisamos de uma ambulância, porque a que temos já é velha”, clamou, realçando que a administração tem feito grandes esforços para ultrapassar as situações delicadas e prestar melhor assistência à população, mas ainda é preciso fazer mais alguma coisa.

“Quanto ao abastecimento de medicamentos, não temos problemas e, além de atendermos o pessoal do município, recebemos também gente de outras localidades que nos procuram, porque sabem que temos medicamentos e isso tem criado fl uxo acrescido às nossas unidades”, disse. Enfi m, fez também saber que mensalmente o número de mortes oscila de três a quatro pessoas, nas unidades pediátricas e em alguns casos de aborto provocado por adolescentes.