Viagem da Turma da Mônica pela CPLP termina a 20 deste mês no CCBA em Luanda

Viagem da Turma da Mônica pela CPLP termina a 20 deste mês no CCBA em Luanda

Quinze dias após a realização das oficinas de Banda Desenhada proporcionadas aos mais novos pelo CCBA, em Luanda, no quadro da aclamada exposição “A Turma da Mônica – Viagem aos Países da Língua”, a referida colecção continua a atrair as atenções do público apreciador deste género de arte. A viagem da turma está a chegar ao fim e faltam apenas 10 dias. Enaltecidos com os feitos da organização, os frequentadores do Centro, destacam o evento como um momento de muita animação e diversão com o público de todas as idades que visitou a colecção.

Fascinados com esta viagem, os petizes provenientes de várias escolas do I, II e III ciclos, infantários, centros de acolhimento, entre outros, ainda fazem daquele espaço o seu “Ponto de Encontro” para o aprendizado e troca de impressões no domínio das artes em quadradinhos, e de leitura. Nesta colecção, constituída por painéis, livros, jogos e actividades inspiradas na conhecida personagem de história em quadrinhos (banda desenhada) de Maurício de Sousa, a turma descobre e encanta-se com os diferentes falares do idioma que nos une no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Deslumbrante pela forma de concepção, “A Turma da Mônica – Viagem aos Países da Língua”, procura mostrar que a língua portuguesa é uma só, mesmo que seja falada com diferentes sotaques, em cenários diversos e incorporando palavras de vários idiomas.

Esta iniciativa insere-se no Projecto “Brasil em Quadrinhos”, idealizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Outros exemplos recentes do mesmo projecto incluem a exposição “Angola Janga”, de Marcelo D´Salete, exibida pelo CCBA entre os meses de Junho e Agosto deste ano, e a participação brasileira na mais recente edição do Festival Luanda Cartoon, com uma “gibiteca” representativa da produção actual do Brasil. A exposição “A Turma da Mônica – Viagem aos Países da Língua”, chegou a Luanda por intermédio da Embaixada do Brasil e do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) em Luanda.

Nesta jornada, celebra-se igualmente o nosso Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), os falares regionais e os termos derivados das línguas originárias dos territórios por onde o idioma luso se espalhou, sendo todas variantes respeitadas e legítimas. Ao retratar esse “jeito brasileiro de ser criança”, a Turma da Mônica viria a ser universalmente compreendida e admirada, contando histórias relacionadas com os mais pequenos e os mais crescidos, nos mais diversos cantos do planeta.