Activista Thunberg denuncia “PR criativo” na luta pelo clima

A adolescente ativista climática Greta Thunberg acusou líderes políticos e empresariais de polir as suas imagens em vez de tomar acções agressivas na luta contra as mudanças climáticas durante a cimeira das Nações Unidas, na Quartafeira

‘Parece ter-se transformado nalgum tipo de oportunidade para os países negociarem brechas e evitarem aumentar a sua ambição”, afirmou a sueco de 16 anos na reunião em Madrid, aplaudindo. “Eu ainda acredito que o maior perigo não é a inacção, o perigo real é quando políticos e CEOs estão a fazer parecer que uma acção real está a acontecer quando na verdade, quase nada está a ser feito além de contabilidade inteligente e relações públicas criativas”, acrescentou.

Os políticos de Madrid estão a lidar com questões pendentes na implementação do Acordo de Paris de 2015, que visa evitar o aquecimento global catastrófico, incluindo a questão espinhosa da contabilização das emissões de carbono. Muitos países e empresas estão a confiar na idéia dos mercados de carbono para cumprir as metas de reduzir a produção de gases de efeito estufa e ajudar a limitar o aumento da temperatura entre 1,5 e 2 graus Celsius a cima dos níveis pré-industriais.

Os defensores dos mercados de carbono dizem que podem servir para baixar o custo de redução de emissões e permitir que os países se comprometam com metas mais ambiciosas. Outros os vêem como uma maneira de impedir acções mais agressivas para reduzir as emissões.

Thunberg disse que muitas promessas para equilibrar as emissões dessa maneira não incluem o impacto do transporte marítimo, da aviação e do comércio internacional, e pediu uma acção mais rápida. “Zero em 2050 não significa nada se as altas emissões continuarem por alguns anos”, disse Thunberg, que se tornou um símbolo da raiva dos jovens contra as gerações mais velhas e das classes políticas que se arrastam sobre a crise ambiental. “Para permanecer abaixo de 1,5 graus, precisamos manter o carbono no solo.”

error: Content is protected !!