EUA impõem sanções contra rebeldes islâmicos no Leste da RD Congo

EUA impõem sanções contra rebeldes islâmicos no Leste da RD Congo

Os Estados Unidos impuseram sanções ao líder de um grupo rebelde islâmico e a outros cinco na Terça-feira por perpetrar graves violações dos direitos humanos, incluindo estupro em massa, tortura e assassinatos no leste do Congo, disse o Tesouro dos EUA. Autoridades congolesas acusaram as Forças Democráticas Aliadas (ADF) rebeldes, originárias do Uganda, de matar mais de 100 pessoas numa série de incursões em aldeias nas últimas seis semanas, dificultando os esforços para acabar com uma epidemia de Ébola na área.

O grupo luta nas densas florestas do Leste da República Democrática do Congo desde meados dos anos 90, onde realiza massacres, sequestros e saques, geralmente em colaboração com outras milícias e líderes locais. De acordo com o Escritório de Controlo de Activos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro, Musa Baluku, líder do ADF, ajudou o grupo “por meio do recrutamento, logística, administração, financiamento, inteligência, coordenação de operações e operações”.

O ADF “continua a perpetuar a violência generalizada e inúmeros abusos dos direitos humanos, incluindo o sequestro, recrutamento e uso de crianças durante ataques e outras operações violentas”.

As sanções permitem ao governo dos EUA apreender qualquer propriedade ou conta que os combatentes tenham nos EUA e proíbe qualquer pessoa nos EUA de fazer negócios com eles. “Essas sanções ajudarão a expor a rede financeira de rebeldes do ADF em todo o mundo e se eles estão envolvidos na lavagem de dinheiro na região”, disse Carly Nzanzu Kasivita, governador da província de Kivu do Norte, à Reuters por telefone.

Baluku assumiu o grupo depois de o seu ex-líder Jamil Mukulu ser preso na Tanzânia há quatro anos. Desde então, vários ataques do ADF foram reivindicados pelo Estado Islâmico, embora haja uma falta de evidências concretas entre os dois grupos, disse Daniel Fahey, professor visitante da Universidade de Notre Dame dos EUA, em Indiana.

“As reivindicações do ISIS são dignas de nota, mas também parecem aspiracionais – afirmando a sua relevância no momento em que se tornaram mais fracas e perderam o controlo territorial”, disse Fahey, ex-membro do painel de especialistas da ONU no Congo. “É improvável que as sanções tenham muito impacto no curto prazo, mas são um sinal de que o governo dos EUA está a levar a sério a violência em Beni e buscando meios não militares para combatê- la”, disse ele à Reuters por email.

O exército iniciou operações em larga escala para erradicar o ADF em 30 de Outubro, provocando um aumento nos supostos ataques de represália contra civis