APEGADA controla mais de 500 crianças autistas no país

Quinhentas e noventa e seis é o número de crianças autistas registadas em todo país pela Associação Angolana de Apoio a Pessoas Autistas e Transtornos Globais de Desenvolvimento (APEGADA)

Fonte:Angop

Este dado foi disponibilizado no Sábado, em Luanda, pelo presidente da associação, António Teixeira, à margem da realização do Natal Solidário com crianças autistas, ressaltando que deste número 423 crianças estão registadas na província de Luanda e 173 nas restantes províncias do país.

Referiu que a APEGADA conta desde este ano com um centro de actividade ocupacional com a capacidade de albergar 60 crianças, jovens e adultos que apresentam um grau de deficiência grave e profunda, que contou com o apoio da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher. Salientou que trabalham apenas com voluntários, necessitando de apoio financeiro para contratar colaboradores profissionais para melhor atenderem os associados. António Teixeira garantiu terem o apoio financeiro de 70 mil kwanzas mensais da Fundação Ana Carolina e 100 mil kwanzas da contribuição de sete tutores, pelo facto da maioria dos associados serem provenientes de famílias desfavorecidas e negligenciadas. Explicou que devido a constrangimentos financeiros, o centro só abre três dias por semana, prejudicando, desta forma, o desenvolvimento pessoal de cada associado.

error: Content is protected !!