Casos de intolerância política estão controlados

Casos de intolerância política estão controlados

O comandante provincial da Polícia Nacional em Benguela, comissário Aristófanes dos Santos, afirmou no Sábado que os casos de intolerância política na circunscrição estão controlados, sobretudo nos municípios considerados “vermelhos”, anteriormente (Bocoio, Balombo, Cubal e Ganda)

Fonte: Angop

ANGOP Falando no final de um encontro de cortesia com o novo secretário provincial da UNITA em Benguela, Jeremias Kaunda Abílio, Aristófanes dos Santos disse que a Polícia, enquanto força de segurança apartidária, vai continuar a garantir a ordem e tranquilidade públicas. Aristófanes dos Santos manifestou abertura para cooperação com as várias instituições da sociedade, pois a Polícia é uma força republicana. Já Jeremias Abílio referiu que os partidos políticos são agentes preventivos de conflitos, por isso a cooperação com os agentes do Estado é fundamental.

Os municípios do Balombo, Bocoio, Cubal e Ganda registaram nos últimos anos casos de intolerância política envolvendo sobretudo militantes e simpatizantes dos partidos UNITA e MPLA. Referiu que a APEGADA conta desde este ano com um centro de actividade ocupacional com a capacidade de albergar 60 crianças, jovens e adultos que apresentam um grau de deficiência grave e profunda, que contou com o apoio da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher. Salientou que trabalham apenas com voluntários, necessitando de apoio financeiro para contratar colaboradores profissionais para melhor atenderem os associados.

António Teixeira garantiu terem o apoio financeiro de 70 mil kwanzas mensais da Fundação Ana Carolina e 100 mil kwanzas da contribuição de sete tutores, pelo facto da maioria dos associados serem provenientes de famílias desfavorecidas e negligenciadas. Explicou que devido a constrangimentos financeiros, o centro só abre três dias por semana, prejudicando, desta forma, o desenvolvimento pessoal de cada associado. ANGOPE ste dado foi disponibilizado no Sábado, em Luanda, pelo presidente da associação, António Teixeira, à margem da realização do Natal Solidário com crianças autistas, ressaltando que deste número 423 crianças estão registadas na província de Luanda e 173 nas restantes províncias do país.

DR Comandante provincial da Polícia Nacional em Benguela, comissário Aristófanes dos Santos Presidente da APEGADA, Ministra Carolina Cerqueira no Natal Solidário que envolveu crianças autis- António Teixeira tas Por outro lado, o político disse que vai procurar aproximar o partido aos cidadãos, actualizando os seus programas locais, de modo a atrair um maior número de eleitores para conquista do poder. Jeremias Kaunda Abílio substitui Alberto Ngalanela no cargo de secretário provincial da UNITA e foi apresentado aos militantes deste partido nesta Sexta-feira (13), na cidade de Benguela. Estiveram presentes no encontro o secretário-geral da Unita, Álvaro Chikwamanga, deputados do referido partido e membros do Conselho Consultivo do Comando local da Polícia Nacional