16.ª Edição do FESTECA arranca amanhã com 20 espectáculos e performances de 18 grupos

16.ª Edição do FESTECA arranca amanhã com 20 espectáculos e performances de 18 grupos

A 16.ª edição do Festival Internacional do Cazenga (FESTECA) arranca amanhã, às 17 horas, no Centro de Animação Artística do Cazenga (Anim’Art), na presença de convidados que vão apreciar o acto solene, que reserva, entre outros, exibição teatral e homenagens

O evento que decorrerá sob o lema “Juventude, Artes e Cultura na Promoção da Economia Criativa e do Desenvolvimento Sustentável” vai permitir a exibição de 20 performances teatrais, através de 18 grupos e companhias de teatro nacionais e estrangeiras, em actividades a serem realizadas no Complexo Escolar do Cazenga, Centro Cultural Brasil-Angola, no Anim’Art, e outros espaços. No primeiro dia do evento, na Quinta-feira, 9, após o descerramento, dedicado ao município do Cazenga, será realizada uma Oficina de Teatro e Intercâmbio, orientada por Eduardo Songue e Chinguelessi.

Depois deste acto formativo, no período da tarde, o programa prosseguirá com a exibição do filme de teatro “Alemanha”, a apresentação da peça teatral “Lueji: a força do Lukano”, com o grupo Arco-Íris, bem como a exibição do Projecto Cazenga, com o trabalho “Cazenga: Entre o sonho e o pesadelo”. Na Sexta-feira, que destaca a província da Huíla, estará patente, às 10 horas, a Oficina de Teatro e Intercâmbio, dirigido por Diaz Santana Josemar Cândido, director do GTO. No final da tarde, por volta das 16 horas, o público presente será brindado com a exibição do filme de teatro alemão, sendo que às 17 horas com a peça “Promessas ao vento”, do grupo Onjila, da Huíla.

De acordo com o programa para a presente edição do FESTECA, as actividades formativas terão continuidade no Sábado, 11, dia dedicado à província de Benguela, com o espaço “Café Teatro”, uma actividade de intercâmbio e a realização da 1.ª Conferência de Teatro com o lema “A pedagogia do teatro”, dirigida por Cristine Saillet e Francisco Marques, ambos da Academia Internacional de Teatro para Crianças, em França. Para este dia está ainda reservado o contacto online com Carlos Manuel e Júlia Schrineir, a partir de Berlim, capital da Alemanha, e a 2.ª Conferência de Teatro que vai decorrer sob o lema “O papel do Teatro nas relações entre os povos de Angola e do Brasil”, com a participação de Tatiana Henriques Silva, professora, actriz e directora do Projecto NUANG, do Rio de Janeiro.

Já no período da tarde haverá um espectáculo paralelo, com grupos do Anim’Art, através do trabalho “A rua do teatro I”, bem como a mostra da peça “Carne com carne”, do conjunto Twassakidila do Distrito Urbano do Rangel. Nesse dia será ainda exibida a peça teatral “A lei”, do colectivo Ombaka Teatro de Benguela. No dia do Brasil está reservada a exibição teatral com a companhia Nuang, do Rio de Janeiro, através da obra “Caminhos da liberdade”, o Nova Cena com a peça “Três-Marias”. Nos outros dias, dedicados à província de Luanda, no dia da Amizade e Fraternidade Artística de Moçambique, de Malanje, da Solidariedade Teatral do CuanzaSul, e serão igualmente protagonizadas várias acções formativas e exibições teatrais, com grupos provenientes destas localidades.

Homenagem

Nesta edição será homenageada a companhia de teatro moçambicana “Lareira” e a Turma de Humor do Cazenga com trabalhos e méritos para o efeito. De acordo com a organização do evento, esta edição é de carácter especial, pelo facto de estar a ser realizada em Dezembro, fora das datas habituais, durante o mês de Julho, em consequência da pandemia da Covid-19. Porém, não haverá a gala de reconhecimento dos trabalhos apresentados durante o certame, na cerimónia de encerramento, conforme tem ocorrido, devidos às restrições decorrentes da situação de pandemia.