Miss Ingombota representa Angola no concurso “Património Mundial” no Vietname”

Miss Ingombota representa Angola no concurso “Património Mundial” no Vietname”

Chiuca José, de 22 anos de idade, que recebeu como prémio uma bolsa de estudos interna, vai representar o país no concurso internacional “Miss Património Mundial, a ser realizado em Maio de 2020, no Vietname, pelo êxito conquistado no Miss Distrital das Ingombota

Por:Antónia Gonçalo

A concorrente Chiuca José, de 22 anos de idade, estudante do primeiro ano no curso de Ciências Económicas e Jurídicas foi eleita na madrugada de Domingo, 22, Miss Ingombota 2019 diante de 13 candidatas, num evento realizado no Palácio de Ferro em Luanda A Miss que recebeu como prémio uma bolsa de estudos interna, vai representar o país no concurso internacional “Miss Património Mundial, a ser realizado em Maio próximo, no Vietnam, pelo êxito conquistado no Miss Distrital das Ingombota.

A iniciativa surgiu através de parcerias tidas com a Inglaterra, Brasil e Portugal, e outros países, possibilitando troca de opiniões, tendo culminado com o convite para representar o país naquele evento, conforme contou o presidente do Comité Miss Ingombota, Valdemar Júnior. O convite deve-se também ao programa de formação que as jovens mulheres beneficiam, que o comité realiza há três anos, no domínio do aprendizado da Língua Nacional Kimbundu, linguagem gestual, ética, etiqueta, gramática, dança, expressão corporal e aulas de passarela durante três meses.“Nesse tempo de formação procuramos fazer com que a cultura africana, em particular a Bantu, angolana, esteja em destaque na formação das meninas. O objectivo é que elas estejam mais preparadas em relação às suas mais directas oponentes. Este é o primeiro passo, para dar o pontapé de saída, para que o país esteja presente neste concurso”, enfatizou.

Satisfação

Por sua vez, a Miss que que procedia a sua formação na província do Huambo, face ao concurso viu-se obrigada a trancar o ano, agradeceu ao corpo de jurado por tê-la escolhido, e prometeu dar o melhor de si para representar o distrito e o país nos vários eventos em que for chamada. “No meio de muitas candidatas fortes consegui realizar um sonho que há cinco anos venho tentando alcançar. Agradeço a Deus por ter conseguido e aos meus familiares e amigos pelo apoio”, enalteceu.’

Para além de dar continuidade ao projecto desenvolvido pelo comité, relacionado com o combate à prostituição, pretende desenvolver o seu trabalho ligado ao emponderamento feminino, com o objectivo de erradicar o preconceito. Os critérios para a selecção da Miss, como tem sido habitual nos concursos, esteve relacionado com o nível intelectual, a beleza, elegância e a etiqueta. O corpo de jurado esteve composto por sete individualidades, e foi presidido pelo empresário António Pedro.

Outras classificações

Neste concurso em que concorreram 14 candidatas, Branca Conceição, de 17 anos de idade, foi eleita Primeira-Dama de Honor e também Miss fotogenia ao passo que a Bako Pedro de 20 anos coube a eleição de Segunda- Dama de Honor. De acordo com o responsável do Conselho de Juventude de Luanda, as 10 finalistas beneficiarão, igualmente, de uma bolsa de estudos interna, uma orientação do Presidente de República, João Lourenço.