Anselmo Ralph na agenda cultural de Ovar 2020

Anselmo Ralph na agenda cultural de Ovar 2020

O músico angolano, Anselmo Ralph integra a lista de espectáculos do município de Ovar, Portugal, proposto para o Primeiro Trimestre de 2020, segundo a organização. Ao show, juntar-se-ão, também os compositores, Capitão Fausto, Alcione, entre outras propostas, resultante de uma ampla agenda que contempla, igualmente, uma exposição sobre livros ‘pop-up’, actividades desportivas, leitura de contos infantis, sessões de “showcooking”, oficinas, visitas orientadas ao património e procissões quaresmais.

A autarquia do Distrito de Aveiro propõe até fi nal de Março, numa calendarização que inclui ainda várias acções relacionadas com o Carnaval, à semelhança do que acontece com os concertos da cantora, brasileira Alcione, os portugueses Toy e Quim Barreiros e o angolano Anselmo Ralph. Enquanto isso, o vereador da Cultura na Câmara de Ovar, Alexandre Rosas, realça que, no contexto específi co do Carnaval, o município procurou reforçar a qualifi cação dos agentes locais envolvidos na dinamização do Entrudo vareiro, o que este ano irá envolver formação pelo grupo de percussão Monobloco, do Rio de Janeiro.

“Durante uma semana, o Monobloco vai dinamizar uma ofi cina de percussão com a comunidade carnavalesca de Ovar e isso alargar-se-á a outros carnavais do país, para culminar com um grande espectáculo a 1 de Fevereiro”, revela o autarca. Quanto aos espectáculos em sala, as principais apostas da autarquia levarão ao Centro de Arte de Ovar a Banda Th e Gift, com um concerto inspirado no verão, e o grupo Capitão Fausto, que aí apresentará o seu quarto álbum de originais, “A invenção do dia claro”.

O programa trimestral para a Cultura em Ovar prevê ainda a realização de palestras com o médico e pintor Levi Guerra, o fotógrafo Frederico Martins, assim como encenações de “O Ploc do Pollock” por Bruno Humberto e Rui Almeida Paiva, “Mãos de sal” pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora, “A turma de 95” por Raquel Castro e ainda “A criada Zerlina” por João Botelho, com cenários e fi gurinos de Pedro Cabrita Reis. Seguem-se várias exposições sobre temáticas diversas: de ilustração, “Sophia, a menino da terra e do mar”, por Evelina Oliveira; de fotografi a, “A paisagem escondida de Copacabana”, por Sérgio Duarte, e retratos por Carlos Relvas (1838-1894); sobre ofícios em vias de extinção, Sacaria 4.7, sobre os primórdios da indústria papeleira local e a produção das antigas embalagens de papel; e sobre educação, a mostra sobre o pedagogo Bernardino Machado