Madrid proíbe uso de telemóvel nas salas de aulas já no próximo ano letivo

Madrid proíbe uso de telemóvel nas salas de aulas já no próximo ano letivo

Diário de Notícias

Apartir do próximo ano lectivo é proibido o uso de telemóveis nas salas de aula de 1700 escolas públicas da Comunidade de Madrid. Cerca de 800 mil estudantes do ensino não universitário vão ser afectados, escreve o El Mundo.

A medida vai ser obrigatória nos “períodos escolares”, excepto quando os telemóveis são utilizados com fins educativos ou em casos de alunos que precisam do aparelho “por razões de saúde ou incapacidade”. “Esta é uma medida que visa melhorar os resultados académicos dos estudantes, especialmente aqueles que têm grandes problemas com o estudo, e está também focada no combate ao cyberbullying e bullying”, justifica um porta-voz do Ministério da Educação, citado pelo jornal.

Se os alunos não cumprirem com a medida estipulada pelo Governo regional de Madrid, cabe ao professor ou à direcção decidir qual a acção correctiva a aplicar, que pode contemplar a apreensão temporária do telemóvel. Até agora, as escolas públicas em Madrid tinham autonomia para decidir sobre o uso de telemóveis nas salas de aula. As escolas, acrescenta o El Mundo, podem limitar adicionalmente o uso dos aparelhos em outros espaços da escola, como no recreio. França já proíbe Em França, a medida já está a ser colocada em prática desde o ano passado.

A “interdição efectiva” foi aprovada a 7 de Junho de 2018 na Assembleia Nacional e abrange o ensino básico e secundário. De acordo com o Ministério da Educação francês, trata-se de “medida de desintoxicação” para combater a distração nas salas de aulas e o bullying. A lei que entrou em vigor no ano letivo 2018-2019 permite que as escolas públicas francesas tomem a decisão sobre como querem aplicar a proibição, podendo numa versão mais simples implicar que os telemóveis são colocados em bolsas específicas dentro das mochilas para permitir o acesso em caso de emergência ou para uso pedagógico, nas aulas.

Mas há também a versão mais extrema, de os proibir totalmente na escola, sob pena de sanções. E em Portugal? “A escola não o pode proibir” E se as crianças portugueses fossem proibidas de levar telemóveis para as salas de aulas? Professores, pais e psicólogos, ouvidos pelo DN, consideram completamente desajustado proibir o uso dos aparelhos nas escolas.