Os cidadãos que pretendem concorrer para uma das 300 vagas disponíveis no Programa de Envio Anual de Licenciados/Mestres Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo poderão candidatar-se de 13 de Janeiro a 31 de Março de 2020, anunciou, ontem, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com um comunicado de imprensa a que OPAÍS teve acesso, as bolsas de estudo disponíveis por níveis de ensino para o ano de 2020 se destinam a especialidades médicas, a mestrados e doutoramento.
Os interessados nos cursos de mestrado deverão ter até 30 anos de idade, ao passo que os que pretendem habilitar-se a uma das vagas para o doutoramento a idade limite é de até 35 anos. Outra das condições exigidas é ter uma média igual ou superior a 16 (dezasseis) nos níveis precedentes (Licenciatura e Mestrado) e os candidatos do sexo masculino devem ter ainda a situação militar regularizada. As candidaturas serão feitas, exclusivamente, no site www.inagbeonline.com.
Aos interessados, com visto de estudante de até 2 anos de permanência no país de formação, aceites ou a frequentar um curso de pós-graduação (1º ano de Mestrado, ou 1°/2° ano de Doutoramento), devem encontrarse numa universidade colocada no ranking das 600 melhores universidades do mundo em 2019, dentro de um dos rankings: Times Higher Education Ranking, QS World University Ranking e ARWU- Shangai Ranking.
As instituições de ensino superior inseridas nesses rankings estão localizadas nos seguintes países: África do Sul, Argentina, Austrália, Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Japão, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia, Singapura, Suíça e Ucrânia.
O documento diz que o processo de selecção decorrerá em Angola, assegurado por um Júri Nacional, constituído por sete fases consecutivas e eliminatórias, nomeadamente: candidatura, análise documental, testes de conhecimento, entrevista centrada nas competências, entrevista final, exames médicos e selecção pela Instituição de Ensino Superior Estrangeira.
“Os candidatos já aceites ou a frequentar cursos de pós-graduação em instituições no estrangeiro referidas, estão isentos das fases 3, 4, 6 e 7 deste processo selectivo”, lêse no documento.
Calendário do processo de candidatura e selecção
a) Entrega das candidaturas, online – 13 de Janeiro a 31 de Março, 2020;
b) Publicação dos tópicos de estudo por domínios – 31 de Janeiro, 2020;
c) Análise documental e validação das candidaturas – 01 a 27 de Abril, 2020;
d) Publicação dos resultados, online – 28 de Abril, 2020;
e) Reclamações e respostas – 29 de Abril a 06 de Maio, 2020;
f) Realização dos testes de conhecimento – 12 de Maio, 2020;
g) Publicação dos Resultados dos Testes – 26 de Maio, 2020;
h) Reclamações e respostas – 27 a 29 de Maio, 2020;
i) Realização das entrevistas centradas nas competências – 02 a 09 de Junho de 2020;
j) Realização da entrevista final – 02 a 09 de Junho, 2020;
k) Publicação do Resultado final – 15 de Junho, 2020.
Locais de realização dos testes de conhecimento
Luanda: Universidade Agostinho Neto – Candidatos de Luanda, Bengo, Cuanza-Norte, Uíge, Malange e Zaire; Cabinda: Universidade 11 de Novembro – Candidatos de Cabinda; Benguela: Universidade Katyavala Bwila – Candidatos de Benguela e Cuanza-Sul; Huambo: Universidade José Eduardo dos Santos – candidatos do Huambo, Bié, Moxico e Cuando Cubango; Lubango: Universidade Mandume Ya Ndemofayo – candidatos da Huíla, Namibe e Cunene; Dundo: Universidade Lueji A´Nkonde – candidatos da LundaNorte e da Lunda-Sul;