Polícia morto à catanada em operação de captura no Bocoio

Polícia morto à catanada em operação de captura no Bocoio

A operação de captura do Comando Municipal do Bocoio na tarde de Sexta-feira culminou em tragédia, com a morte de Francisco Cavondola, primeiro subchefe da Polícia Nacional, não resistindo à lesão infringida por uma catana. Na perseguição do agressor, cidadão acusado de causar distúrbios e pânico no seio social, empunhando uma catana, a sua resistência e violência não deixaram alternativa à polícia, que o travou, mortalmente, no local.

O desenrolar dos factos, segundo a polícia

O malfeitor, apelidado Quinito, era conhecido pela vizinhança. Por volta da 1h da tarde de anteontem agrediu o munícipe Xavier Dala, que se encontra
internado no hospital municipal, mas já fora de risco de vida. Quando as autoridades foram ao encalço de Quinito, de 32 anos, este desferiu o golpe mortal ao subchefe Cavondola atingindo-o na face e, apoderou-se da sua arma, fazendo 12 disparos. Felizmente, sem causar mais vítimas.

Na tarde de ontem, em entrevista, o inspector-chefe Filipe Cachota, porta-voz provincial da polícia, declarou que as investigações prosseguem. Não sendo possível obter-se uma confissão, uma vez que o prevaricador foi morto, o inspector-chefe admitiu que, assim, fica mais difícil de se descobrir os reais motivos dos seus ataques. Contudo, informou que a polícia já localizou e contactou familiares do homicida, que serão alvos na colheita de depoimentos para se tentar perceber se o acto violento foi planeado ou repentino. Por outro lado, o porta-voz anunciou o sentido de pesar que domina a Polícia Nacional na província de Benguela devido à perda de um agente, em serviço, em circustâncias tão sinistras.

Dirigentes locais em prisão preventiva
Por ordem judicial da Procuradoria-Geral da República, seis funcionários públicos foram detidos no município do Bocoio, encontrando-se em prisão preventiva. O assunto tornou-se público num comunicado de imprensa emitido ontem pelo Ministério do Interior.
Dentre os cidadãos nacionais acusados de burla por defraudação, abuso de confiança e especulação, está Paulo da Silva Cabaça, de 59 anos, que ocupa o cargo de Chefe da Estação de Desenvolvimento Agrário do Bocoio.
José Domingos Manuel, Chefe da Secção Municipal da Agricultura, Pedro Chicule, Chicusse Joaquim, Firmino Culembe e Santos Faustino são os demais servidores públicos indiciados, quadros da Administração Municipal do Bocoio.