Manuel Pereira da Silva preside Comissão Nacional Eleitoral

O juiz Manuel Pereira da Silva foi designado, esta Quarta-feira, Presidente da Comissão Nacional Eleitoral pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial, após vencer o concurso para o provimento do cargo com 87 pontos, soube OPAÍS de fonte judicial.

O antigo presidente da Comissão Provincial Eleitoral de Luanda superou a concorrência de Sebastião Bessa, Agostinho Santos e Avelino Yululu que obtiveram, respectivamente, 61; 57 e 48 pontos.

O concurso público curricular para o provimento do cargo havia sido aberto por Resolução de Março do ano findo, mas o mesmo não foi concluído “por ter estado condicionada ao término das acções judiciais interpostas contra este órgão por um dos concorrentes”, sublinha a fonte deste jornal.

Segundo outras fontes, esta diligência teria sido feita pelo candidato Agostinho António Santos que agora ficou classificado em terceiro lugar, com 57 pontos, após o CSMJ e o Tribunal Supremo terem analisado “as reclamações, procedimentos cautelares e acções”, que condicionavam o provimento do cargo, julgando- os improcedentes. Manuel Pereira da Silva substitui, assim, o juiz André da Silva Neto que presidiu a CNE nos últimos dois pleitos eleitorais e deixou o cargo a seu pedido.

error: Content is protected !!