Espaço Internacional

EUA A taxa de inflação fixou-se em 2,3% em Dezembro de 2019.A variação reflecte um aumento mensal de 0,2 p.p., com o maior nível desde Outubro de 2018, explicado pela elevação dos custos de energia em 3,4%, com possíveis impactos sobre o poder aquisitivo dos consumidores.

China A taxa de crescimento da economia fixou-se em 6% em 2019. O nível corresponde a uma diminuição de 0,4 p.p. face ao período homólogo, tal como, o menor nível desde 1992, fundamentalmente pelo agravamento das relações comerciais com os EUA, com efeitos sobre a procura de matérias-primas.

O superavit comercial referente ao mês de Dezembro situou-se em 46,79 mil milhões USD. O desempenho corresponde a um aumento mensal de 24%, o maior montante desde Junho de 2019, com possíveis contornos sobre as negociações comerciais entre os EUA e a China.

Alemanha O crescimento económico apurado em 2019 fixou-se em 0,6%. O nível reflecte uma redução de 0,9 p.p. face ao período anterior explicado pela contribuição negativa da procura externa líquida, tal como, as mudanças nos estoques a retirarem 0,9 p.p. no PIB, com impactos sobre a aquisição de matérias-primas.

error: Content is protected !!