Consumidor bancário em análise

O Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF), em parceria com o Banco Nacional de Angola (BNA) e com o Banco Mundial (BM), realizam o Inquérito sobre a Capacidade Financeira e a Defesa do Consumidor bancário, para a obtenção de informação detalhada sobre o grau de compreensão/entendimento da população, no que concerne aos conceitos básicos financeiros, acesso e uso dos produtos e serviços financeiros, visando a identificação de padrões predominantes

Neste contexto terá lugar, no dia 23 de Janeiro de 2020, um seminário relativo à metodologia e resultados da pesquisa sobre a capacidade financeira, bem como os dados recolhidos relativos à Defesa do Consumidor bancário. Este seminário será ministrado por especialistas responsáveis pela realização do inquérito, com o intuito de o transmitir aos técnicos das instituições envolvidas, bem como às entidades beneficiárias dos resultados do referido projecto.

A actividade insere-se no Projecto de Desenvolvimento do Sistema Financeiro 2018-2022 e no que concerne à falta de informação fiável e precisa sobre a capacidade e inclusão financeira em Angola, e visa aferir a capacidade financeira e a defesa do consumidor bancário e o nível de literacia financeira da população, aspectos relacionados com o acesso aos produtos e serviços financeiros e respectiva oferta pelas instituições bancárias e não bancárias.

Pretende-se que o referido inquérito venha a servir como ferramenta- chave para o diagnóstico da situação da literacia financeira da população angolana, com potencial para orientar as instituições angolanas, incluindo o BNA e demais reguladores do sector financeiro, na definição de modelos e metas quantificáveis passíveis de serem alcançadas, que contribuirão para a criação de uma base de dados ao nível do sistema financeiro, com informação sobre (i) indicadores de acesso ao sistema financeiro, grau de informação sobre os produtos e serviços financeiros (literacia financeira), sua disponibilidade/qualidade, e os mecanismos de defesa do consumidor bancário.

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