“Top Rádio Luanda” volta a falhar pelo segundo ano consecutivo

Questões de ordem financeira e logística são apontadas como as causas que estão na base da não realização do concurso, pelo segundo ano consecutivo

Embora não houvesse por parte da emissora adstrita ao Grupo Rádiodifusão Nacional de Angola (RNA) uma comunicação oficial do adiamento do concurso, o certo, conforme apurou este jornal, é que o concurso não foi realizado, por razões financeiras. Uma fonte ligada ao canal da “Kianda” referiu que as razões são “sobejamente” conhecidas, pois desde o ano passado e com o agudizar da crise que assola que no país não está a ser fácil realizar o concurso uma vez que não é nada fácil angariar patrocínios. “A Rádio Luanda tem dependência directa do Grupo RNA e esta direcção, por si só, não consegue, com os meios que canaliza, colocar quanto baste à realização do TOP, sendo que os custos que vão desde a concepção até à produção, logística, entre outros meios,não são baratos, ”, disse a fonte que não se quer identificar.

Entretanto, lamenta a não realização do concurso, uma vez que, pelo historial, tem estado a fidelizar não só os ouvintes que votam no trabalho dos artistas, como exige uma maior responsabilidade por parte dos criadores em colocar um produto final com qualidade e atractivo. “No final de contas, os ouvintes ficam sem esse produto que já é uma marca da Rádio Luanda, onde damos a conhecer além das músicas os profissionais do canal. Fidelizamos um grande público e de facto quando chega esta fase os músicos e os ouvintes estão ansiosos por conhecer os melhores da rádio líder de audiências na capital”, acrescentou.

A fonte que temos vindo a citar lembrou que a realização do TOP Rádio Luanda passou a ser associada aos festejos da cidade, de modo a não colidir com o “TOP dos Mais Queridos”, que é realizado anualmente sob a égide do canal principal. “A Rádio é Luanda e faz todo o sentido, que as celebrações da capital lhe estejam associadas. A efeméride acontece a 25 de Janeiro e o TOP era regularmente realizado nesse dia, como um brinde à cidade, aos ouvintes e aos músicos, que, acima de tudo, são peças fundamentais para o seu êxito ”, apontou.

Reações

Nas redes sociais, o tema foi também levantado por internautas, lamentando o falhanço uma vez mais do TOP, por terem emergido novos talentos e novas músicas que teriam provavelmente sido reconhecidas pelo seu trabalho com um galardão. Em outros posts pode-se ler que este é um indicativo para o “sumiço” de uma vez por todas, da cena cultural luandense, porque acredita-se que havendo vontade era bem possível que se realizasse o concurso pela máquina publicitária que a Rádio Luanda dispõe no canal.

O TOP

O Top Rádio Luanda é um concurso musical que visa premiar várias categorias de música e os cantores da preferência dos ouvintes da emissora, no sentido de se reconhecer, valorizar e divulgar mais as canções e os intérpretes nacionais. Refira-se que o músico Filho do Zua foi o mais premiado da última edição do TOP Rádio Ludnda (19ª), em 2018, tendo vencido em duas actegorias, das 18 em disputa, designadamente, “Voz Masculina Revelação” e “Kizomba do Ano” (A saia dela), respectivamente.
Filho

error: Content is protected !!