Adalberto Costa Júnior entra no Conselho da República

Adalberto Costa Júnior entra no Conselho da República

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, foi designado ontem, pelo Presidente da República, João Lourenço, membro do Conselho da República, substituindo o antigo líder da formação política, Isaias Samakuva.

O decreto, que designou Adalberto Costa Júnior para a função de conselheiro de João Lourenço, foi assinado ontem, segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República a que o OPAÍS teve acesso.

O referido decreto esclarece que a designação resulta da necessidade de se adequar a composição do Conselho da República, tendo em conta as alterações verificadas na presidência do partido UNITA.A designação de Adalberto Costa Júnior para aquele importante órgão de consulta do Presidente da República, acontece dois meses depois de ter sido eleito presidente do seu partido, na sequência do XIII Congresso ordinário do partido.

A entrada de Adalberto Costa Júnior no Conselho da República estava a ser aguardada, por segmentos da sociedade civil, com grande expectativa, devido aos seus posicionamentos críticos em relação à governação do actual Executivo. Para muitos, caso continue com a mesma verticalidade que apresenta nos seus posicionamentos públicos, Adalberto poderá vir a ser um elemento importante nas decisões que forem tomadas pelo Presidente da República, João Lourenço, nos mais diversos domínios da vida social, política e económica do país.