Após reunião de emergência, Liga Árabe rejeita ‘plano de paz’ de donald Trump

Após reunião de emergência, Liga Árabe rejeita ‘plano de paz’ de donald Trump

A Liga Árabe rejeitou o plano de paz para o Oriente Médio proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi tomada durante uma reunião, neste Sábado, entre os ministros de relações exteriores dos países membros da organização. O encontro de emergência foi realizado no Cairo, Egipto, poucos dias após o plano ser anunciado pelo presidente norte-americano e apoiado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

O comunicado da Liga Árabe afirma que o grupo não cooperará com os EUA na execução do plano e que Israel não deve implementar as medidas da iniciativa pela força. A reunião foi um pedido do presidente palestino Mahmoud Abbas, que pediu à Liga Árabe que a organização se posicionasse contra o plano de Trump.

Apelidado de “Acordo do Século”, o plano de paz foi apresentado na Terça-feira (28), na Casa Branca como resultado de negociações entre os EUA e Israel. A Palestina não participou nas negociações, rejeitando prontamente o plano após a divulgação. Entre as propostas do plano de paz estão o reconhecimento de Jerusalém como capital israelita, além da anexação por parte de Israel de áreas na Faixa de Gaza e também do Vale do Jordão.