Perto de mil famílias recebem fertilizantes na 2ª época agrícola

Perto de mil famílias recebem fertilizantes na 2ª época agrícola

Trata-se de famílias dos municípios de Malanje, Cacuso, Kiwaba Nzoji, Mucari, Calandula, Cunda-dia-Base, Cambundi-Catembo, Cahombo, Massango, Quela e Cangandala, segundo o coordenador local do projecto, Paulo Sozinho, que falava durante a visita do governador provincial, Norberto dos Santos, às associações de camponeses do município de Mucari e Malanje. A par da entrega de semente e fertilizantes, o projecto preparou 600 hectares para cultivo na presente época.

Lembrou que na primeira época da presente campanha agrícola foram assistidas outras mil famílias dos mesmos municípios, tendo sido mecanizados mil e 400 hectares De acordo com Paulo Sozinho, a assistência faz parte de um investimento de 156 milhões de Kwanzas, que prevê a distribuição este ano de um total de 275 toneladas de fertilizante, 46 toneladas de sementes de feijão, 160 de batata-rena e 10 de milho, além da mecanização de 200 hectares, com vista a impulsionar a agricultura familiar.

Destacou o potencial da província para o desenvolvimento da agricultura, pelo que está na forja a expansão do projecto de agricultura familiar aos 14 municípios da região. Implementado desde 2016, o projecto MOSAP II abrange os municípios de Malanje, Cacuso, Kiwaba Nzoji, Mucari, Calandula, Cunda-dia-Base, Cambundi- Catembo, Cahombo, Massango, Quela e Cangandala. O projecto controla, actualmente, 612 escolas de campo na província, onde estão inseridas 24 mil famílias. Além de Malanje, o Mosap II está implantado nas províncias do Huambo e Bié.