Secretário de Estado do Comércio inspecciona fronteiras

Secretário de Estado do Comércio inspecciona fronteiras

Para se inteirar das condições em que são feitas as trocas comerciais ao longo das fronteiras da Lunda-Norte, está naquela região desde a manhã de ontem, Domingo, o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, para uma visita de trabalho de cinco dias. O governante foi recebido no aeroporto do Kamaquenzo pelo governador Ernesto Muangala, com quem falou sobre o ponto de situação do sector na província e as condições criadas ao longo das fronteiras para dinamizar as trocas comerciais e evitar a fuga ao fisco.

Amadeu Nunes vai, durante a sua estadia na Lunda-Norte, visitar os postos fronteiriços de Txissanda, Furi-3 e do Tchicolondo. Constam na sua agenda encontros com gestores públicos, sociedade civil, funcionários da delegação aduaneira e com efectivos da Polícia de Guarda Fronteira, estes últimos para se inteirar das condições de segurança das fronteiras. A Lunda-Norte conta com 23 postos instalados, dos quais sete dão acesso as províncias de Kassai Central, Lualaba, Kuango e Kananga (RDC).

A província partilha 770 quilómetros de fronteira com a RDC, dos quais 550 terrestres e 220 fluviais. Nas fronteiras de Tchicolondo, Txissanda e Furi-3, por exemplo, os produtos mais exportados para a RDC são o açúcar de cana, farinha de trigo, cimento, chapas de zinco, varões, roupas usadas, farinha de milho, detergentes, massa alimentar, peixe congelado (sardinha), sal iodizado, água mineral, óleo de soja e utensílios de plástico. O óleo de palma, a fuba de mandioca, fúmbua e amendoim (ginguba) são os mais importados