Bombeiros lançam alerta amarelo no baixo Kwanza

Bombeiros lançam alerta amarelo no baixo Kwanza

O comando de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) , acionou o sistema de alerta ? amarelo?, face a subida do caudal das águas na parte baixa do Rio Kwanza a partir da Barragem do Cambambe, no Kwanza-Norte, visando a prevenção de afogamentos.

Em declarações ,hoje terça-feira, à Angop o porta-voz dos bombeiros, Faustino Minguês, disse que a abertura ,a meia noite, de uma das cinco comportas da barragem, causou a subida do caudal nas localidades do Dondo até o baixo kwanza.

Afirmou que os bombeiros estão empenhados na mobilização dos cidadãos que utilizam o rio para diversas actividades como a pesca, banhos, lavagens e vias de comunicação, no sentido de se acautelarem, devido a subida do caudal das águas.

Faustino Minguês apontou as áreas nos municípios de Icolo e Bengo, Quiçama, parte do Belas e Viana, como sendo as mais preocupantes pelo facto de albergarem muitos banhistas, apesar das placas de sinalização de perigo instaladas nos referidos locais e que têm sido arrancadas pelos utentes.

Com o nível de água fora do normal, apesar de não se registar qualquer incidente nas últimas constatações realizadas pelos especialistas dos bombeiros, verificamos que as placas de sinalização foram retiradas” ” referiu.