Exportações portuguesas do sector do mobiliário e colchoaria atingem valor mais alto da década em 2019

Investimentos na inovação tecnológica e no design impulsionaram a dinâmica externa da indústria

O ano de 2019 representou um valor recorde de exportações para o sector do mobiliário e colchoaria, tendo se fixado em 1,9 mil milhões de euros de vendas ao exterior. Os dados apurados pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) junto do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam a consolidação da tendência de afirmação internacional do sector, com destaque para os mercados francês (34% do total de exportações), espanhol (25%) e alemão (7%). A indústria do mobiliário e colchoaria encerrou 2019 com um crescimento de 3,7% do volume de exportações face ao ano anterior, uma subida assente no crescimento sustentado pelos dois principais mercados, o francês (627 milhões de euros) e o espanhol (465 milhões de euros), mas também na ascensão de novos destinos importadores, como o alemão (crescimento de 38%), o americano (28%) e o belga (29%).

Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, elege a “aposta das empresas portuguesas na inovação tecnológica, no design e na customização dos produtos” como as chaves para o crescimento do sector. Simultaneamente, o responsável da associação destaca o “sucesso da estratégia de internacionalização, ancorada nos projectos conjuntos da APIMA e da AICEP, que permitiu a diversificação dos mercados e o crescimento em países particularmente desafiantes, como a Suíça e a Bélgica”. O mobiliário de casa, com 763 milhões de euros gerados, foi responsável por 41% do volume de exportações. Os assentos, por seu turno, foram o principal produto exportado pelas empresas nacionais, tendo ultrapassado os 902 milhões de euros em vendas e representado 49% do total de exportações. Entre os produtos com maior crescimento, destaque para a colchoaria, cujo volume de vendas ascendeu 10% em relação a 2018, totalizando 156 milhões de euros.

No que concerne às importações do sector, e tendo em consideração o mesmo período, as empresas portuguesas gastaram 987 milhões de euros em compras a países terceiros. A balança comercial do sector mantém-se, desta forma, superavitária, com um saldo positivo de 853 milhões de euros. A taxa de cobertura das importações pelas exportações foi, no ano de 2019, de 184%. Para este ano, a APIMA prevê a consolidação da tendência de crescimento do sector e da afirmação internacional nos mercados tradicionais e em novos destinos. Para o efeito, está definida a participação em mais de uma dezena de feiras, incluindo os principais certames mundiais, como a Isaloni Milão, a ICFF, em Nova Iorque, e a Maison et Objet, em Paris.

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