Doze grupos carnavalescos inscritos no Cuanza-Norte

Doze grupos carnavalescos inscritos no Cuanza-Norte

Neste ano, o entrudo vai contar com a participação de grupos dos municípios do Cazengo, Cambambe, Golungo-Alto, Lucala e Samba-Cajú, além de quatro blocos de animação. Os municípios de Ambaca, Ngonguembo, Banga, Bolongongo e Quiculungo estarão ausentes do desfile provincial, por alegadas razões financeiras associadas ao mau estado das estradas. Os grupos destes municípios não participam em desfiles provinciais do Carnaval há quatro anos.

Já na classe infantil, estão presentes apenas 10 grupos no Cazengo (sede da província). O chefe de departamento local da Cultura, Rosa Carlos, informou que está já garantido o dinheiro para os prémios dos três primeiros classificados, assim como para a melhor raínha, comandante, canção e alegoria, entre outras categorias.

O vencedor terá como prémio a quantia de 800 mil Kwanzas. Para a realização do evento, a organização conta com 3 milhões de Kwanzas, disponibilizados pelo governo da província, montante considerado irrisório. O valor em causa, segundo a mesma fonte, servirá para apoiar os grupos, tendo em conta a aquisição de material, e para os prémios destinados aos três primeiros colocados na classe de adultos.