Manuel Pereira da Silva pode tomar posse como presidente da CNE

Manuel Pereira da Silva pode tomar posse como presidente da CNE

Uma nota da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), tornada pública, ontem, pelo gabinete de imprensa, indica que amanhã, Quinta-feira, 19 de Fevereiro, acontecerá na sede desta instituição a cerimónia de passassão de pastas entre os presidentes cessante, André da Silva Neto, e o recém-eleito pelo Conselho Superior d Magistratura Judicial, Manuel Pereira da Silva. A referida nota esclarece, igualmente, que ‘a cerimónia acontecerá logo após a tomada de posse do novo presidente da CNE, que acontecerá na Assembleia Nacional’.

Numa conferência de imprensa realizada, recentemente, o novo líder do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, salientou que, caso o novo líder da Comissão Nacional Eleitoral tome posse, “alimentará e sustentará a convicção pública de que a corrupção institucionalizada é sistémica e o seu combate não abrange os actos que impactam a lisura e a transparência na organização e condução dos processos eleitorais”. Apontando o dedo ao seu principal adversário, o MPLA, Chiyaka acrescentou que o acto de tomada de posse será uma situação “muito grave e não deve ser permitida”.

“O CSMJ que selecciona o candidato Manuel Pereira da Silva “Manico” para ocupar o cargo de Presidente da CNE, não permitindo, assim, em consequência, que o mesmo tome posse junto da Assembleia Nacional assegurando – na máxima medida possível, e por esta via – o estrito cumprimento do regulamento do concurso e da legalidade, as legítimas expectativas de todos os candidatos e da população em geral, a paz e tranquilidade sociais, e a ordem jurídico- constitucional instituída na República de Angola”, disse. Em entrevista publicada, na última Sexta-feira, o candidato derrotado Agostinho dos Santos dizia que dificilmente a Assembleia Nacional iria conferir posse ao candidato vencedor por causa das providências cautelares existentes.