Espaço Angola

Mercado momentario

As Operações de Mercado Aberto realizadas em Janeiro de 2020 situaram-se em 84,16 mil milhões Kz. O montante absorvido pelo BNA reduziu 62% face ao mês anterior, o que poderá reflectir a moderação de liquidez disponível, com possíveis impactos sobre o processo de desaceleração da inflação.

O capital e reservas dos bancos comerciais fixou-se em 2.274 mil milhões Kz em Dezembro de 2019. O nível representa um incremento homólogo de 23,52%, o que terá sido justificado pelo ajustamento decorrente da Avaliação da Qualidade dos Activos, com impactos sobre a solidez do sistema bancário.

Mercado de Capitais

As yields dos Eurobonds registaram um incremento médio de 7,66 p.b. em Janeiro de 2019. O desempenho poderá reflectir a redução mensal do preço do petróleo em aproximadamente 12% ao situar-se em 58,16 USD/barril, com possíveis efeitos sobre os custos das próximas emissões.

Mercado Cambial

O montante de divisas disponibilizadas em Janeiro fixou-se em 1.086 milhões USD. O montante representa um aumento de 74,4% face ao período homólogo, sendo que do total, 74% foi disponibilizado nos leilões do BNA e o remanescente colocado pelas petrolíferas.