Nigéria regista primeiro caso do novo coronavírus na África subsariana

Nigéria regista primeiro caso do novo coronavírus na África subsariana

Paciente é um cidadão italiano que trabalha no país africano e viajou de Milão a Lagos no último dia 25; seu estado de saúde é estável.

O ministro da Saúde da Nigéria, Osagie Ehanire, anunciou nesta Sexta-feira, 28, o primeiro caso do novo coronavírus no país e, consequentemente, na África subsaariana. Trata-se de um “cidadão italiano que trabalha na Nigéria e viajou de Milão a Lagos no dia 25 de Fevereiro”. O paciente está “clinicamente estável, sem sintomas sérios”, no Hospital de Doenças Contagiosas em Yaba, Lagos. Até esta sexta-feira, havia apenas dois casos do novo coronavírus em todo continente africano: um no Egipto e outro na Argélia. Inclusive vários especialistas haviam manifestado sua curiosidade diante da baixa propagação do coronavírus no continente africano, onde vários países mantém uma estreita relação com a China.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu, no início da semana, que os sistemas de saúde africanos estão mal equipados para responder ao avanço do novo coronavírus no continente.

Veja