Covid 19 afecta as economias entre a China e outros países

O presidente da Câmara de Comércio Angola e China, Arnaldo Calado, disse que o surto de Covid-19 está a afectar não só as relações económicas entre Angola e a China, mas também com várias outras economias globais, mais ainda assim considerou positivo o negócio entre os dois países

O responsável, que falava, ontem, em entrevista à imprensa, à margem da conferência de imprensa sobre “o convívio de solidariedade e cooperação na luta contra o Covid-19”, disse que, no geral, a China continua a ser o maior parceiro económico de Angola, tendo considerado os demais países com vontade de investir. Por isso, esclareceu ainda o responsável, do mesmo modo que a China é o maior parceiro de Angola, é também o maior parceiro de África. Arnaldo Calado explicou ainda que Angola procura por parceiros ou investimentos, pelo que acaba por concorrer com outros países.

Por exemplo, se um investidor tem intenções de investir num país africano, podem estar mais de 52 países, vários países de África, atrás, incluindo a Câmara de Comércio Angola e China. E, nesta senda, cada país deve apresentar os potenciais recursos existentes em cada território, e, deste modo, garantiu que Angola tem sido um dos principais destinos do investimento estrangeiro em África. “De facto, Angola tem sido o país em que o investidor chinês mais se posiciona”, reforçou.

O presidente da Câmara de Comércio esclarece ainda que o mais importante é aproximar os investidores chineses dos empresários angolanos. Actualmente, a Câmara controla mais de seis mil empresas, das quais 4 000 são angolanas 2 000 mil pertencentes a empresários chineses. A Câmara de Comércio Angola e China é um espaço único, profundo e privilegiado para compromissos que garantam a tradução efectiva das disposições e projecções económicas dos Executivos de Angola e da China, uma vez que agrega os líderes económicos chineses em Angola e por simpatia agregará os principais operadores económicos angolanos.

leave a reply

error: Conteúdo Protegido!