Irritados com plano de Trump, árabes de Israel querem tirar Netanyahu do poder

Irritados com plano de Trump, árabes de Israel querem tirar Netanyahu do poder

Mas, enquanto faz campanha, outra força na política israelita -a minoria árabe- espera utilizar a nova onda de descontentamento contra o líder direitista e seus aliados dos EUA para evitar a aritmética eleitoral do outro lado.

Os legisladores árabes estão a pedir que as suas comunidades compareçam às urnas em número cada vez maior no próximo dia 2 de Março para mostrar a sua oposição ao novo plano de paz -apelidado de “Acordo do Século”- apresentado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em Janeiro. A reprovação entre os árabes de Israel concentrou-se numa parte específica desse plano, um redesenho proposto de fronteiras que colocaria algumas cidades e vilas árabes fora de Israel e na área designada para um futuro Estado palestiniano.

“Há alguém por trás desse plano: Benjamin Netanyahu”, disse Ayman Odeh, chefe da coalizão Joint List, dominada pelos árabes. “Precisamos derrubá-lo, ele que é o nosso maior agitador, a pessoa por trás do Acordo do Século”, acrescentou Odeh durante paragem em Taibe, uma vila que pode ser retirada de Israel sob o plano de Trump. Pesquisas mostram o Likud, de Netanyahu, virtualmente empatado com o partido Azul e Branco do líder centrista Benny Gantz.