Angolano Kiluanji Kia Henda por Lisboa para construir memorial da escravatura

Angolano Kiluanji Kia Henda por Lisboa para construir memorial da escravatura

Plataforma

De acordo com a página pessoal do artista na rede social Facebook, após seis sessões públicas de votação, foi esta a proposta vencedora para fazer o memorial de homenagem às pessoas escravizadas que será construído em Lisboa.

Kiluanji confessa que ficou com sentimentos contraditórios após saber que havia sido seleccionado. “Confesso que foi meio bizarro, pensar em celebrar mais essa conquista na minha carreira artística, pois este memorial pretende representar o luto e o sofrimento, de uma das piores tragédias da humanidade”

O memorial foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de Lisboa de 2017/2018.

Segundo o artista angolano, “Plantação – Prosperidade e Pesadelo” pretende tratar da memória da escravidão “enquanto presença de uma ausência”.

Kiluanji Kia Henda diz “não acreditar ser possível representar de forma directa e realista tamanho trauma transnacional” e pretende que o novo espaço “também um lugar de meditação, contemplação, partilha cultural, para um possível futuro de paz e fraternidade entre os povos”.

O projeto irá partir da representação de uma plantação da matéria-prima que esteve na origem do tráfico de pessoas escravizadas: a cana-de-açúcar, o chamado ouro branco. Será composto por 540 pés de cana-de-açúcar em alumínio preto, cada um com três metros de altura. Entre os pés das canas há espaços regulares, cuja intenção é um convite à caminhada e à reflexão.