Kangamba responde em liberdade sob TIR

Kangamba responde em liberdade sob TIR

O empresário e político angolano Bento Kangamba foi posto em liberdade, segunda-feira, depois de ser ouvido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e vai responder o processo de burla por defraudação sob Termo de Identidade e Residência (TIR).

O  porta-voz da PGR, Álvaro João, foi citado pela Angop, esta terça-feira, como tendo dito que   a par do TIR  foi aplicada ao general na reforma a medida de coação de interdição de saída do país e apresentação periódica às autoridades, quinzenalmente.

Álvaro João informou que o mandato de captura que determinou a detenção de Bento Kangmba foi movido pelo facto de não responder a três notificações da PGR.

Bento Kangamba foi detido pela PGR sábado último na província do Cunene quando, segundo a PGR, “tentava a fuga” para a vizinha Namíbia no quadro de uma investigação criminal por burla e defraudação.

  Num comunicado, a PGR esclareceu que durante a detenção de Bento Kangamba, dono do Kabuscorp Sport Clube do Palanca, encontrou-se em sua posse uma pistola e “valores monetários por contabilizar”.

Assessoria refuta fuga do general

Entretanto, a  assessoria de imprensa de Bento Kangamba, num comunicado, refutou que o empresário estivesse a fugir. “Estava de regresso de Changongo (Cunene), a caminho de Luanda. Apenas tinha em sua posse KZ 900.000,00 (novecentos mil Kwanzas) e os seus documentos pessoais, nomeadamente, o Bilhete de Identidade e a carta de condução.”

A nota acrescenta que não estava em posse de nenhum passaporte ou outro título de viagem, que lhe possibilitasse ou permitisse o acesso ao território Namibiano e muito menos transportava consigo dinheiro estrangeiro, como foi “despudoradamente propalado”.

Sobre a arma encontrada em sua posse, a nota informa que “a pistola de que faz menção o comunicado da PGR pertence ao Agente da Polícia Nacional, escolta de Bento Kangamba e constituí mais um elemento probatório de que não tencionava atravessar a fronteira, pois não poderia fazê-lo em posse de uma arma de fogo.”