Combate à pobreza beneficia mais de sete mil famílias

Combate à pobreza beneficia mais de sete mil famílias

O facto foi avançado ontem à Angop pelo administrasdor municipal da Chicala- Cholonhanga, Paulo Moma Kondomboke, tendo assegurado que o Governo disponibilizou 312 milhões de kwanzas para acções de melhoria de infra-estruturas, de cidadania, promoção social e formação das mulheres do meio rural e da agricultura. O administrador assegurou que os valores vão servir igualmente para a aquisição de fertilizantes, tendo em conta o fomento da agricultura, chapas para a cobertura de escolas comunitárias, entre outras acções.

De igual modo, servirão para os cuidados primarios da saúde e a formação dos jovens sem agergação pedagogica para o fomento do auto-emprtego. Paulo Moma Kondomboke disse que, nesta altura, a grande dificuldade está na reposição das pontes sobre o rico Cunene, destruídas pela acção da chuva, o que vai exigir a interveção do Governo central por falta de recursos financeiros.

A ponte sobre o rio Cunene, no troço Calima/Matala, foi reabilitada em 2003 e dá acesso às províncias da Huíla, Cuando Cubango e outras regiões da parte Sul de Angola, interligando zonas potencialmente agrícolas e com recursos indispensáveis para o bem-estar da população. A população destas regiões são maioritariamente camponesas, com foco no cultivo da mandioca, ginguba, feijão, milho, arroz, batata, abacate, inhame, cana- de-açúcar, hortícolas e outros produtos em grande escala, cujos mesmos correm o risco de deteriorar-se por dificuldades na travessia.