Campeonato da Europa adiado para o verão de 2021

Decisão foi tomada após a reunião desta terça-feira da UEFA.

Está decidido. O Campeonato da Europa vai mesmo ser adiado para 2021 após decisão saída da reunião desta terça-feira da UEFA. A informação começou por ser avançada pela rádio espanhola ‘Cadena Ser’ e foi entretanto confirmada pela Federação Norueguesa de Futebol, nas redes sociais.

De acordo com o organismo federativo norueguês, a fase final do torneio continental vai disputar-se entre 11 de Junho e 11 de Julho de 2021, sem precisar se se manterá o modelo de disputa em 12 cidades de 12 países, como estava previsto para acontecer este ano.

A decisão de adiar o Campeonato da Europa foi tomada numa reunião extraordinária em que participaram todas as federações, clubes, ligas nacionais e sindicatos de jogadores da UEFA.

Recorde-se que organismo de futebol já tinha cancelado as reservas em hotéis de Copenhaga, uma das cidades-sede do Europeu, de acordo com a agência Reuters.

Na segunda-feira, o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gravina, afirmou a intenção de pedir à UEFA o adiamento do Euro2020, devido à pandemia de Covid-19, considerando que é um “ato de responsabilidade”.

“O adiamento do Euro2020 é a ideia a seguir. Na terça-feira vamos pedir à UEFA um ato de responsabilidade e a todas as federações que contribuam para um processo que visa proteger a saúde de atletas, adeptos e de todos os cidadãos”, disse Gravina, em entrevista à rádio italiana Rai.

Essa mesma posição tinha sido defendida pela federação alemã: “Espero que o torneio seja adiado. A probabilidade de termos um Europeu de futebol neste momento é quase nula”, disse Christian Seifert, presidente da Liga Alemã.

Desta reunião deverá sair ainda a solução para as competições europeias, interrompidas bem antes do término, bem como o parecer da UEFA relativamente aos campeonatos nacionais dos países.

 Sapo.pt

error: Content is protected !!