PR pode decretar Estado de Emergência

João Lourenço, Presidente da República de Angola

A recomendação saiu do Conselho da República que esteve reunida à porta fechada hoje no palácio presidencial.

Norberto Sateco

O Presidente da República, João Lourenço, pode decretar “a qualquer momento” , durante o dia de hoje (25),  o Estado de Emergência como medida gravosa para impedir a disseminação da pandemia do coronavírus, soube Opais de fonte presidencial.

A mesma fonte  adiantou que depois de o PR  ter auscultado esta manhã os membros do Conselho da República, a decisão estará dependente apenas do resultado da auscultação ao deputados, feita pelos membros do Executivo   na Assembleia Nacional durente um encontro  à porta fechada.  Os membros do conselho da república apoiam a medida a ser tomada pelo Chefe de Estado qualificando-a como  sendo “a melhor forma  de prevenção” contra a pandemia. Mas , o líder da CASA-CE,   André Mendes de Carvalho , aconselha   que, ao impedir a aglomeração de cidadãos nos mercados informais,  não se deve   perder de vista , que muitos deles vivem dependendo do negócio do dia-a-dia.

Dentre outras medidas recomendadas pelo Conselho da República , consta a garantia do aprovisionamento logístico e tecnológico que permita a atenção média nas quantidades previstas.

Está medida, a ser concretizada  surge há pouco menos de 5 dias , de a África do Sul e o Congo Democrático terem agido no mesmo sentindo.

 

error: Content is protected !!