Bancos Comercias incumpridores multados pelo BNA

Desse valor, 288 milhões, 179 mil e 166 Kwanzas correspondem às sanções aplicadas aos bancos comerciais que registaram cinco admoestações e 133 milhões, 484 mil e 861 Kwanzas às instituições financeiras não bancárias, com sete admoestações.

O BNA, por intermédio do Departamento de Regulação e Organização do Sistema Financeiro, no âmbito do monitoramento das actividades das instituições financeiras no período de Julho a Dezembro de 2019, instaurou 490 processos sancionatórios, que culminaram com a aplicação de 158 sanções pecuniárias.

Quanto às infracções praticadas pelos bancos, em relação à matéria cambial, destacam-se determinados incumprimentos como o do reporte das operações cambiais de importação de mercadorias; incumprimento do reporte das operações cambias executadas em moeda estrangeira; incumprimento das normas e procedimentos de operações cambiais e incumprimento do limite de liquidez.

Ao passo que as infracções praticadas pelas diferentes instituições financeiras não bancárias, foram aplicadas 108 sanções pecuniárias, correspondentes a 133 milhões, 484 mil e 861 Kwanzas e sete admoestações registadas, pela violação dos prazos das regras e procedimentos das normas cambiais, das operações de remessas de valores.

As instituições sancionadas não cumpriram também com o reporte e publicação do Relatório e Contas, dos balancetes trimestrais, com as normas sobre regras e procedimentos da actividade das IFNB, normas sobre a adequação do capital social mínimo, sobre o volume de créditos concedidos, dos prazos de reportes periódicos e do reporte sobre taxas.